Projunior Europeu | 3ª Etapa | World Surf League

Quatro Algarvios na Armada Portuguesa em Sopela

Aspeto do 'line up' em Sopela, bem cedo, na manhã desta quinta-feira (®WSL/LaurentMasurel)

Começou esta quinta-feira, 23 de Julho o Peña Txuri Junior Pro Sopela, 3ª Etapa do Projunior Europeu 2015, no âmbito do Circuito Junior da World Surf League. Vinte e oito surfistas viajaram de Portugal para o País Basco, para participar na prova, incluindo quatro algarvios; os 3 melhores Sub-18 Masculinos do Sul do País – Francisco Duarte (Clube Nabal de Portimão), Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) e Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) – e a Campeã Regional Sub-18 Feminino do Sul, Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão).

A prova em Sopela tem cerca de 160 surfistas inscritos e é a terceira de cinco etapas que compõem o Projunior Europeu. As duas primeiras etapas deste circuito foram realizadas em Portugal – Caparica em Abril e Espinho em Junho. O ‘ranking’ do Projunior Europeu é liderado pela portuguesa Teresa Bonvalot e pelo basco Natxo Gonzalez. A armada portuguesa em Sopela é composta por 23 surfistas no quadro masculino e 5 surfistas no quadro feminino; a ‘nata’ do surf Sub-18 luso.

São esperadas condições de mar pequeno a médio durante o período da prova em Sopela, até domingo 26 de Julho. A prova começou hoje com o quadro masculino e à hora desta notícia tinham sido já disputados quatro ‘heats’. Tinham estado três portugueses na água – Guilherme Fonseca, o algarvio ‘Martim’ Magalhães e Henrique Pyrrait – e todos eles se apuraram para a ronda seguinte.

O algarvio ‘Martim’ Magalhães, vice-campeão regional Open e 3º melhor Sub-18 do Sul, passou o seu ‘heat’ em 2º, com duas ondas na casa dos cinco pontos e a precisar de um 5,52 para vencer o ‘heat’. O pequeno grande algarvio viajou para Sopela de caravana com o treinador José Pyrrait, da Ericeira, pai do atleta Henrique Pyrrait.

Da esquerda: 'Martim', Francisco e Jakob, os três mosqueteiros do surf júnior algarvio (®PauloMarcelino/Arquivo/Mar2015)

Da esquerda: ‘Martim’, Francisco e Jakob, os três mosqueteiros do surf júnior algarvio (®PauloMarcelino/Arquivo/Mar2015)

Antes de viajar, ‘Martim’ Magalhães falou ao Swell-Algarve sobre as suas expetativas para Sopela. “Nos dois Projuniores que houve perdi de primeira por erros meus. Em Sopela quero estar mais concentrado”, disse o jovem surfista. O controlo dos nervos parece estar a resultar, uma vez que o algarvio passou o primeiro ‘heat’ e já garantiu melhor prestação do que nas duas etapas anteriores do Projunior Europeu.

Francisco Duarte, o melhor surfista Sub-18 do Sul de Portugal, vai entrar no Heat 12 da Ronda 1 em Sopela. O algarvio campeão regional está no País Basco com a Academia Profissional de Surf, com quem se treina há dois anos. “Quero fazer o meu surf e pensar heat a heat, com o objetivo de ir o mais longe possível e mostrar bom surf”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve, a propósito da sua participação na prova em Sopela.

Jakob Lilienweiss, vice-campeão regional Sub-18 do Sul, viajou para Sopela integrado na comitiva APS, com quem esteve em estágio na Indonésia. O surfista de Tavira procura ainda alcançar resultados que comprovem o talento que lhe reconhecemos na água. “Para Sopelana quero mesmo mostrar todo o meu surf. Nos últimos campeonatos houve sempre algo que não bateu no sítio e agora vou bem acompanhado e já me voltei a habituar a estas ondas e à temperatura da água”, disse Jakob, bem disposto, antes de viajar para o País Basco.

A competição feminina em Sopela foi colocada em ‘stand by’ esta manhã, quinta-feira. Quando começar, o quadro feminino tem logo duas portuguesas no primeiro ‘heat’: Carol Henrique e a algarvia Yolanda Hopkins, campeã regional do Sul nas categorias Sub-18 Feminino e Open Feminino.

Comentários