Os algarvios Francisco Duarte e Jakob Lilienweiss estão em estágio na Indonésia com o Grupo de Competição da Academia Profissional de Surf (APS), em Lakey Peak, na Ilha de Sumbawa. O estágio começou dia 30 de Junho e vai terminar dia 12 de Julho. Esta notícia é quase um relato na primeira pessoa feito pelos dois surfistas juniores (Sub-18) algarvios, que aqui partilham as primeiras impressões num dos grandes tesouros do surf mundial. A Parte 2 será a das conclusões após a surf trip.
O grupo chegou ao Sumbawa terça-feira da semana passada. “Depois de dois dias longos e cansativos de viagem, chegámos finalmente a um dos destinos mais desejados de qualquer surfista”, recorda Jakob Lilienweiss. “Mal chegámos ao hotel, pudemos ver as condições de gala em que iríamos ter a oportunidade de treinar nos seguintes 11 dias de treino! A temperatura da água é excelente e a temperatura ambiente também é ótima!!”, sublinha Francisco Duarte.
—
—
Lakey Peak é “uma das, se não a onda mais performance do mundo”, caracteriza Jakob Lilienweiss. Tem sido o campo de treino do Grupo de Competição APS nos últimos dias, sempre com condições excelentes para o surf, que o grupo tem aproveitado com uma rotina intensa de trabalho.
“A rotina todos os dias tem sido acordar às 6 da manhã, uma sessão de treino até as 09h30, pequeno almoço de seguida, por volta das 11 outra sessão de treino até a hora de almoço! Almoçamos e fazemos outra sessão à tarde! Entre as sessões temos feito vídeo análise e muitos alongamentos!!”, revela Francisco Duarte.
—
—
“Num grupo onde o nível já é elevado, e os tipos de surf são muito diversificados, com alguma competição saudável, cria-se o ambiente ideal à evolução”, refere Jakob Lilienweiss, garantindo que o trabalho intenso “na técnica e na leitura das ondas, já (está a ter) alguns resultados”.
A intensidade do estágio em Lakey Peak terá, certamente, um forte impacte positivo na evolução dos dois atletas algarvios. E as previsões para o swell são excelentes. “A melhor parte da viagem ainda está pela frente, com o mar a subir para os próximos dias e as previsões a indicarem altas ondas”, diz Jakob Lilienweiss. E acrescenta: “Ainda temos muito a aprender”.
—
—
A julgar por algumas previsões consultadas pelo Swell-Algarve, os dois surfistas algarvios têm apanhado ondas cristalinas na ‘casa’ de metro a metro e meio de altura, que devem subir hoje e amanhã para os dois metros a dois metros e meio.
Além do treino técnico de surf, a viagem é em si uma experiência enriquecedora, muito importante para formação dos jovens algarvios. Ainda que o contato com novas realidades nem sempre comece da melhor forma, todas as experiências contribuem para nos fazer crescer.
—
—
Eis uma dessas experiências, relatada por Francisco Duarte: “Aqui na Indonésia há imensos locais sempre a perguntar se queremos alugar um barco ou uma mota para eles poderem ganhar dinheiro com isso, e ao mesmo tempo, os próprios são surfistas locais destas ondas! Como a maior parte de nós, incluindo eu, somos menores, não temos autorização para alugar uma mota, os locais passaram-se! Numa das surfadas impediram-nos de entrar na água, ameaçando com paus ! Tivemos de chamar a polícia e a situação entretanto ficou resolvida”.
—
—
Notas:
Francisco Duarte é atleta federado pelo Clube Naval de Portimão e treina-se há mais de um ano com a Academia Profissional de Surf (antes conhecida como Surftechnique). É natural de Portimão e reside na Grande Lisboa. É campeão regional do Sul Sub-18.
Jakob Lilienweiss é atleta federado pelo Algarve Surf Clube e este será o primeiro, se não um dos primeiros contatos com a APS. Reside em Tavira e é vice-campeão regional do Sul Sub-18.
Comentários