Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu com domínio absoluto a 2ª Prova de Apuramento Nacional da classe de vela Formula Windsurfing, realizada em Portimão, nos dias 3 a 5 de Julho. A competir no seu ‘campo de treinos’, o atleta algarvio, multicampeão nacional, venceu 10 das 12 regatas realizadas durante os 3 dias de prova e repetiu a vitória alcançada na 1ª PAN. “Pensei que a concorrência seria mais forte. Infelizmente, não tenho ainda oposição forte para correr comigo em Portugal”, disse Miguel Martinho, ao Swell-Algarve.
Miguel Martinho sagrou-se, em Maio, Campeão Nacional de Formula Windsurfing 2015. Foi 0 17º título nacional sénior em Windsurfing conquistado pelo atleta algarvio desde 1997. Além do Campeonato de Portugal, o calendário português de Formula Windsurfing inclui três Provas Nacionais de Apuramento, em linha com as regras da Federação Portuguesa de Vela, para definir o ‘ranking’ da Classe.
O Monsaraz Portimão FW 2015 (2ª PAN da Classe FW) foi disputado por duas dezenas de atletas, incluindo três espanhóis. A prova decorreu ao longo de três dias, ao ritmo de quatro regatas por dia, sempre com vento bom, a variar de fraco a moderado, mas com direção e intensidade estáveis durante as regatas. Excelentes condições que provaram, mais uma vez, como Portimão é uma ótima escolha para provas de vela.
—
—
Miguel Martinho foi 2º na primeira regata da prova, surpreendido pelo forte andamento do espanhol Carlos Fernandez Ortiz, que acabaria por concluir a prova em 2º lugar. O velejador algarvio ganhou, depois, todas as regatas na prova, excepto a última, domingo 5 de Julho, ganha pelo dinâmico presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal (AFWP), o alvorense Vasco Chaveca (Clube Naval de Portimão), 4º na classificação final da prova.
Miguel Martinho já não precisava da última regata, mas não foi por isso que não a ganhou. “Na penúltima regata fui advertido porque me faltava um autocolante na prancha. Fui a terra e cheguei mais de um minuto atrasado para a largada da última regata”, explicou Miguel Martinho. O atleta de Portimão foi 5º na última regata da prova.
Depois da vitória na PAN em Portimão, Miguel Martinho irá disputar a 3ª PAN, em Viana do Castelo, no final do mês. Aos 39 anos de idade, o velejador algarvio continua a dominar a modalidade em Portugal, sendo ainda o 3º melhor Master mundial. O atleta só lamenta não ter concorrência portuguesa mais forte, alegando que isso seria melhor para a Classe e o obrigaria a mais esforço e dedicação. E fato é que o 2º e o 3º lugar na PAN em Portimão foram conquistados pelos espanhóis Carlos Fernandez e Miguel Marques.
O Monsaraz FW Portimão 2015, 2ª Prova de Apuramento Nacional FW da época foi co-organizada pelo Clube Naval de Portimão e Associação Portuguesa de Formula Windsurfing. A prova teve o alto patrocínio Carmim – Monsaraz Vinhos do Alentejo, que financiou inscrições, jantar, juízes e prémios; e também o patrocínio Hotéis Mirachoro, que proporcionaram alojamento a baixo custo.
Os vencedores da prova foram: Miguel Martinho, CNPortimão (Absoluto); Margarida Gil Morais, CIMAVilamoura (Feminino), Carlos Fernandez Ortiz, Espanha (Masters, 35 a 45 anos), João Laranjo, CNPortimão (Grand Masters, 45 a 55 anos) e Carlos Amorim, CNPortimão (Veteranos, acima de 55 anos).
—
Filme Monsaraz FW Portimão 2015:
Comentários