Portimão Surf Clube

Grom Search “Foi Boa Aprendizagem”

Atletas do Portimão Surf Clube junto à tendas do Rip Curl Grom Search (®PortimaoSurfClube)

“A participação no Rip Curl Grom Search foi uma boa aprendizagem. Importante para conseguir certas coisas no fim-de-semana”, disse Francisco Canelas, presidente e treinador no Portimão Surf Clube, a propósito dos seus três atletas que vão disputar o Campeonato Nacional de Surf 2015 Esperanças Sub-12 e Sub-14, em Peniche, sábado e domingo, 4 e 5 de Julho. Os ‘groms’ de Portimão estiveram uma semana em adaptação a Supertubos, com três dias de competição em que participaram “90 por cento dos atletas que vão entrar no campeonato nacional”.

O Portimão Surf Clube está há uma semana em Supertubos com oito atletas: Concha Balsemão, Igor Volkov, Tomás Couto, Francisco Bívar, Michael Conlan, Henrique Poucochinho, Manuel Mori e João Maria Mendonça. Deste grupo, três vão disputar no fim-de-semana o Campeonato Nacional Sub-12 e Sub-14: Michael Conlan (Sub-14), Henrique Poucochinho (Sub-14) e João Maria Mendonça (Sub-14 e Sub-12).

Os oito atletas em estágio em Supertubos participaram no Rip Curl Grom Search Peniche, prova que começou quarta-feira, 1 de Julho, e terminou hoje, sexta-feira 3 de Julho. Concha Balsemão entrou na categoria Sub-16 Feminino, passou um ‘heat’ e perdeu nas meias-finais, em 3º, concluindo a prova no 7º lugar. Igor Volkov, Tomás Couto e Francisco Bívar entraram nos Sub-16 e ‘perderam de primeira’, em 3º nas respectivas baterias.

Manuel Mori, acabado de chegar do Brasil e ainda a sofrer de ‘jet lag’ na prova, perdeu no seu primeiro heat em Sub-14. Nesta mesma categoria, Henrique Poucochinho chegou aos quartos-de-final e perdeu aí os dois lugares de passagem para os ‘pesos pesados’ João Vidal e Guilherme Ribeiro. “O Henrique bateu-se bem com eles e só lhe faltou um pouco mais de verticalidade” no ataque ao ‘lip’, comentou o treinador Francisco Canelas.

Grupo de estágio em Peniche do Portimão Surf Clube (®PortimaoSurfClube)

Grupo de estágio em Peniche do Portimão Surf Clube (®PortimaoSurfClube)

Michael Conlan perdeu nas meias-finais Sub-14, por pouco, e concluiu a prova em 5º lugar. João Maria Mendonça também chegou às meias-finais, mas em Sub-12, e desencontrou-se com o mar onde estava a fazer boas exibições. Perdeu em 4º nas meias-finais (7º na prova), mas no seu heat da primeira ronda, por exemplo, tinha ganho a Martim Paulino, da Costa de Caparica, que avançou em 2º e acabou por conseguir ganhar a prova.

“O Grom Search foi um campeonato de grande nível e onde deu para perceber que esta geração Sub-12 é a melhor de sempre em Portugal”, comentou Francisco Canelas, ao Swell-Algarve. O treinador do Portimão Surf Clube está satisfeito com a prestação dos seus atletas – principalmente dos 3 finalistas nacionais – numa prova que considera ter sido “uma espécie de trials do campeonato nacional”.

“Os atletas aprenderam os seus erros para ter oportunidade de vencer no fim-de-semana. Estudaram os adversários e tiveram um importante teste de pressão. Ir às finais é o que se pretende no Campeonato Nacional“, concluiu Francisco Canelas.

Comentários