O Itacoatiara Pro 2015 (Brasil), etapa inaugural do ‘World Bodyboarding Tour’ da APB (‘Association of Professional Bodyboarding), começou esta quinta-feira 2 de Julho com um dia sem competição (‘Day Off’) devido a falta de ondas. Fica adiada, talvez para sexta-feira, a estreia do algarvio Gonçalo Pinheiro na sua primeira prova do mundial fora de Portugal.
O ‘Day Off’ não foi surpresa para o ‘rider’ algarvio. Em conversa com o Swell-Algarve, ontem, Gonçalo Pinheiro dizia que ainda não tinha experimentado a poderosa onda de Itacoatiara, apesar de ter viajado para o local já na semana passada. “Não tem havido ondas. Só vêm ondas depois de amanhã (sexta-feira). Amanhã, quinta-feira, acho que ainda não vai haver campeonato”, disse o atleta, ao Swell-Algarve.
Itacoatiara é em Niterói, a cerca de uma hora de automóvel do Rio de Janeiro. Tem uma onda poderosa em fundo de areia, considerada mesmo uma das mais pesadas e assustadoras ondas no Brasil, com características perfeitas para a prática do bodyboard.
O algarvio Gonçalo Pinheiro é um dos três elementos da armada lusa no Itacoatiara Pro 2015, juntamente com o veterano António Cardoso e Miguel Adão, Campeão Europeu Junior e Vice-Campeão Mundial Junior. O trio de portugueses vai participar em conjunto na perna sul-americana de abertura do APB World Tour. Esta série de três provas inclui, além do Itacoatiara Pro, no Brasil, mais duas provas no Chile: Arica Chilean Challenge (Chile, 17 a 26 Julho) e Antofagasta BB Festival(Chile, 28 Julho a 2 Agosto).
Para o jovem Gonçalo Pinheiro, atleta da Associação de Bodyboard de Sagres, trata-se da estreia absoluta em provas do mundial fora de Portugal. O ‘rider’ de Portimão, que completa 20 anos de idade no próximo sábado, 4 de Julho, conseguiu um patrocínio da Seguradora Zurich que lhe permite “realizar o sonho de participar na maioria das etapas do mundial 2015”.
A confirmarem-se as previsões reveladas pelo próprio Gonçalo Pinheiro, amanhã, sexta-feira 3 de Julho deverá começar a competição no Itacoatiara Pro 2015. Pode acompanhar a ação em direto na internet, clicando AQUI, ou em ‘posts’ informativos na página do evento no Facebook, AQUI.
Comentários