Ballito Pro | #3 QS 10.000 World Surf League

Tiago Pires Perde nos Trials

Ballito Pro vai ser disputado em Willard Beach, que ofereceu domingo ondas de metro com ligeiro offshore para os trials (®theballitopro)

Tiago Pires foi eliminado nos ‘trials’ do Ballito Pro, África do Sul, este domingo 28 de Junho, juntamente com o brasileiro Pedro Henrique, residente em Carcavelos e competidor Liga Moche. A armada lusa no 3º evento de pontuação máxima (10.000 pontos) do circuito mundial ‘Qualifying Series’ da World Surf League fica, assim, reduzida a seis surfistas, entre os quais o algarvio Marlon Lipke (Algarve Surf Clube). A janela de espera para a competição no quadro principal em Willard Beach começa amanhã, segunda-feira 29 de Junho e prolonga-se até 5 de Julho.

A ‘tempestade brasileira’ voltou a sentir-se no terceiro QS 10.000 da temporada. Tiago Pires, ex-competidor de elite do Championship Tour (CT) da WSL, tem entrada direta no quadro principal dos eventos QS 10.000, mas foi obrigado a disputar os ‘trials’ no Ballito Pro presented by Billabong por atraso na inscrição.

Os ‘trials’ masculinos, assim como a totalidade do Ballito Women’s Pro foram disputados este domingo em Willard Beach, com ondas de metro no ‘set’ e ligeiro vento ‘offshore’. Tiago Pires e Pedro Henrique estavam entre os 30 competidores masculinos que disputaram os 2 lugares de acesso ao quadro principal do Ballito Pro. Ambos foram eliminados na segunda ronda dos ‘trials’: Tiago em 4º no seu ‘heat’ (conclui a prova em 101º) e Pedro em 3º no seu ‘heat’ (99º na prova).

Os brasileiros Robson Santos e Flavio Nakagima foram, respectivamente, 1º e 2º classificados na final dos ‘trials’ (com quatro atletas) e entraram no quadro principal de 96 atletas do Ballito Pro. Refira-se que Nakagima venceu o ‘heat’ em que Tiago Pires foi 2º na primeira ronda dos ‘trials’. Na ronda seguinte, o brasileiro venceu o heat em que foi eliminado Pedro Henrique. No Ballito Women’s Pro, retomado após 7 anos de pausa, a vitória foi para a sul-africana Nikita Robb.

Se o mar permitir, a ação no quadro principal do Ballito Pro presented by Billabong começa amanhã, segunda-feira 29 de Junho e pode ser acompanhada em direto na internet, no site da prova (theballitopro.com), ou no site da WSL (worldsurfleague.com). A prova reúne 96 dos melhores surfistas do mundo, incluindo 17 competidores de elite do Championship Tour e 7 dos surfistas Top 10 do QS.

Tiago Pires é uma ausência de peso, já que em 2014 foi semifinalista em Ballito. O português eliminou o brasileiro Filipe Toledo e foi travado apenas pelo norte-americano Tim Reyes, que acabou por vencer a final contra Matt Wilkinson. Na edição do ano passado, Marlon Lipke e Frederico Morais conseguiram chegar até à Ronda 4.

A armada lusa no Ballito Pro 2015 é composta por Marlon Lipke, Tomás Fernandes, Vasco Ribeiro, José Ferreira, Nicolau Von Rupp e Frederico Morais. Todos eles têm entrada direta nos onze QS 10.000 da temporada devido aos resultados do ano anterior.

O algarvio Marlon Lipke será o primeiro português a entrar em ação, no Heat 7 da Ronda 1 do quadro principal. O português vai ter dois adversários difíceis; o brasileiro Alex Ribeiro e o costa-riquenho Noe Mar McGonagle, que acabou de vencer o 2015 ISA World Surfing Games, na Nicarágua, onde Nicolau Von Rupp conquistou Medalha de Prata.

‘HEAT DRAW TUGA’

Heat 7

Alex Ribeiro (BRA)

Noe Mar McGonagle (CRI)

Tanner Hendrickson (HAW)

Marlon Lipke (PRT)

 

Heat 8

Jordi Smith (RAF)

Brent Dorrington (AUS)

Granger Larsen (HAW)

Tomás Fernandes (PRT)

 

Heat 12

Italo Ferreira (BRA)

Beyrick De Vries (RAF)

Vasco Ribeiro (PRT)

Flavio Nakagima (BRA)

 

Heat 18

Jesse Mendes (BRA)

Nathan Hedge (AUS)

Evan Geiselman (EUA)

José Ferreira (PRT)

 

Heat 19

Stu Kennedy (AUS)

Michael Rodrigues (BRA)

Nic Von Rupp (PRT)

Hiroto Hohhara (JAP)

 

Heat 24

Jadson Andre (BRA)

Frederico Morais (PRT)

Nathan Yeomans (EUA)

Jack Robinson (AUS)

Comentários