Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão / Academia Profissional de Surf) concluiu no 33º posto o Prozis Pro Junior Espinho, 14ª Etapa Masculina do Junior Tour, equivalente a 2ª Etapa da ronda europeia (Pro Junior Europeu) do circuito mundial junior da World Surf League. A prova decorreu entre os dias 25 e 28 de Junho e incluiu também a 11ª Etapa Feminina Junior Tour WSL, também 2ª Etapa Feminina Pro Junior Europeu. O evento foi ganho pelos bascos Natxo Gonzalez e Ariane Ochoa. O semifinalista Guilherme Fonseca e a finalista Carol Henrique foram os melhores portugueses em prova.
Foram 4 os surfistas algarvios que participaram no Prozis Pro Junior Espinho: Francisco Duarte, Frederico ‘Martim’ Magalhães e Yolanda Hopkins, atletas federados pelo Clube Naval de Portimão; e ainda Jakob Lilienweiss, do Algarve Surf Clube. ‘Martim’ e Jakob perderam na Ronda 1 Masculina, em 3º nos respectivos ‘heats’ e concluíram a prova em 65º. Yolanda perdeu, também em 3º, na Ronda 1 Feminina e ficou em 33º.
A Ronda 1, masculina e feminina, foi disputada no primeiro dia da prova, quinta-feira 25 de Junho, com boas condições de mar em Espinho. Francisco Duarte fez uma das melhores ondas desse dia, uma onda de 7,50 pontos, a que juntou outra onda de 5,17 pontos, para vencer o seu heat. O surfista de Portimão, aluno da Academia Profissional de Surf, brilhou numa segunda onda de set: “Comecei com um carve, depois outra curva, mas a bater na espuma, continuei c uma manobra forte de lip e uma junção muito forte… foi assim”, explicou Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.
—

Basco Natxo Gonzalez, vencedor do quadro masculino em Espinho (®DamienPoullenot/WSL)
—
Sexta-feira foi quase toda dedicada à competição feminina, tendo sido apenas realizadas alguns heats da Ronda 2 Masculina, que foi completada sábado. A Ronda 2 Masculina foi ‘carrasca’ da armada portuguesa em prova. Miguel Blanco, que até aí liderava o ‘ranking’ do Pro Junior Europeu (vitória na 1ª Etapa, na Costa de Caparica), foi eliminado em 4º no seu ‘heat’, depois de ter feito, quinta-feira, o ‘score’ mais elevado (16,93) da Ronda 1 Masculina.
Francisco Duarte também perdeu na Ronda 2 Masculina, em 3º no seu ‘heat’, o que lhe dá o 33º posto e 110 pontos para o ‘ranking’, nas contas finais da prova. Na Ronda 2, Francisco Duarte obteve um ‘score’ de 8,10 pontos (3,67+4,43) e foi eliminado a precisar de 5,87 pontos para o 2º lugar de apuramento.
No quadro feminino, a Campeã Portuguesa Teresa Bonvalot conseguiu avançar até aos quartos-de-final e manteve a liderança no ‘ranking’ feminino do Pro Junior Europeu. Carol Henrique foi a melhor portuguesa, finalista derrotada pela basca Ariane Ochoa, que subiu ao 2º lugar do ‘ranking’ Pro Junior, onde Carol ocupa o 3º posto.
—

Basca Ariane Ochoa, vencedora do quadro feminino em Espinho (®DamienPoullenot/WSL)
—
No quadro masculino, Guilherme Fonseca foi o único português a chegar ao último dia de prova, hoje, domingo 28 de Junho. Foi eliminado nas meias-finais pelo basco Natxo Gonzalez, que haveria de vencer a final e assumir a liderança do ‘ranking’ do Pro Junior Europeu. O finalista vencido, Charly Quivront (França) é agora 2º no ‘ranking’, seguido pelo português Miguel Blanco.
Uma última referência especial a propósito do Prozis Pro Junior Espinho, que foi a primeira prova da WSL a atribuir um prémio monetário idêntico (2 mil dólares) aos vencedores masculino e feminino.
Comentários