João Serafim vai regressar à competição como atleta do Albufeira Surf Clube. O surfista da Arrifana, 25 anos de idade, vai disputar o Circuito Regional do Sul em 2016, na categoria Open, na qual foi campeão regional em 2009. O clube está também disponível para levar o atleta às etapas do circuito profissional português Liga Moche, mas “isso tem de ser um caso muito bem pensado”, confessou o surfista ao Swell-Algarve.
Conhecido por ser um surfista muito competente em ondas pequenas, com uma linha de surf progressiva e capacidade técnica elevada para manobras aéreas, João Serafim raramente participa em provas oficiais. “Não sou muito fã da competição”, justificou o surfista, ao Swell-Algarve.
João Serafim iniciou-se no surf aos 9; 10 anos de idade, influenciado pelo irmão. “Fiquei logo agarrado”, recorda o surfista. Quando era mais novo, chegou a participar em provas internacionais da Volcom e foi campeão regional Open em 2009; mas nos últimos anos tem estado arredado da competição.
O regresso de João Serafim volta a colocar o Oeste algarvio no mapa do surf de competição regional. “Sinto-me um bocado deslocado da cena do surf. Vejo miúdos a andar cada vez mais e é bom estar lá para rever os amigos e divertir-me”, justifica o surfista da Arrifana.
Recuperado de uma série de lesões nos joelhos, que o têm afetado nos últimos tempos, João Serafim está preparado para o desafio. “Sinto-me em forma. Estou com power e já me sinto mais confortável, mesmo nos tubos”, garantiu o atleta. João Serafim tem sido apoiado nesta matéria pelo osteopata Pedro Barata, do gabinete ‘Em Boas Mãos’, em Vales, Arrifana.
—

João Serafim é conhecido pela velocidade, fluidez e ‘aerials’ em ondas pequenas (®Swell-Algarve)
—
Este ano, João Serafim foi à segunda etapa do Circuito Regional do Sul 2015, em Quarteira, e ficou impressionado com “o nível cada vez mais alto” do surf praticado e “surpreendido com o (Tomás) Alcobia”, que venceu essa prova.
Na “cena do surf” a que vai regressar há novos talentos emergentes com enorme potencial e talentos já confirmados e de dimensão internacional. Talvez por isso, as expectativas são modestas. “Espero fazer umas finais, mas não estou muito preocupado com resultados. Vai ser bom surfar outras ondas”, diz João Serafim.
Habituado ao Oeste algarvio, onde se move entre Arrifana no inverno, Amoreira e Monte Clérigo no verão e as aulas de surf que agora está a dinamizar na Odeceixe Surf School; João Serafim vai sair da sua ‘zona de conforto’ e ajudar a elevar ainda mais o nível do Circuito Regional de Surf do Sul. “É um bom surfista e uma mais-valia para o clube”, disse João Xufre, presidente do Albufeira Surf Clube.
O clube de Albufeira passa a ter cinco surfistas na sua equipa federada de competição: Ivan Bailote, Rafael Pozzati, Octávio Lourenço, João Serafim e o Sub-12 Leonardo Quádrio. O novo reforço entrou na sequência de abordagem ao clube feita pelo próprio surfista, explicou João Xufre.
O presidente do Albufeira Surf Clube, em declarações ao Swell-Algarve, revelou ainda a intenção do clube em levar o atleta à Liga Moche, onde agora está representado por Ivan Bailote. “Gostávamos que o João competisse mais”, disse João Xufre. Mas a ida à Liga Moche é um passo que ainda tem de ser “muito bem pensado”, contrapõe João Serafim.
—
O Surfista:
Nome: João Serafim
Data de Nascimento: 13 Agosto 1989
‘Quintal’: Praia da Arrifana
Posição na Prancha: Goofy
Onda Preferida: Monte Clérigo
Melhor Onda Surfada: Anchor Point (Marrocos)
Melhor Surf Trip: Canárias (Janeiro 2015)
Apoios: Ferox Surfboards, Ocean&Earth, SW Surfshop (Aljezur), Em Boas Mãos (Osteopatia)
Comentários