9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas | 12 a 14 Junho

Fisioterapeutas Algarvios vão Apresentar Estudo no Estoril

Filipe Costa e Beatriz Minghelli, autores do estudo, vão também dinamizar um workshop em S. João do Estoril (®FisioRider)

‘Fisioterapia Preventiva Aplicada ao Surf: A sua importância na redução do número de lesões e melhoria no desempenho do atleta’. Este é o título da comunicação oral que irá ser apresentada por fisioterapeutas algarvios no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas, que vai decorrer no Centro de Congressos do Estoril, de 12 a 14 de Junho. A comunicação vai revelar os resultados de um trabalho de investigação sobre a prevalência de lesões em atletas de surf e a eficácia da fisioterapia na prevenção e melhoria de rendimento dos surfistas.

As lesões por impacto ou desgaste são recorrentes nos surfistas. É uma atividade física muito exigente para determinados tecidos e zonas do corpo humano. Três fisioterapeutas algarvios – Beatriz Minghelli, Filipe Costa e Patrícia Moreira (ver ‘bios’ no fim da notícia) – realizaram um estudo de terreno, para obter dados quantificáveis sobre o fenómeno.

Os fisioterapeutas algarvios elaboraram um questionário, ao qual responderam 43 atletas de surf que participaram na 2ª etapa do Circuito Regional do Sul 2015, em Quarteira. O Swell-Algarve irá divulgar os resultados e conclusões desse estudo após ser apresentado no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas.

No âmbito da apresentação do referido estudo, Beatriz Minghelli e Filipe Costa irão dinamizar um ‘workshop’ sobre fisioterapia aplicada ao surf, na Praia de São João do Estoril, dia 14 de Junho, a partir das 14h00.

Vídeo sobre o Workshop na Praia de São João do Estoril

Para perceber melhor o tipo de lesões mais comuns no surfista e as vantagens na fisioterapia preventiva, recorremos a um texto elaborado pela Professora Doutora Beatriz Minghelli, para o Swell-Algarve, que reproduzimos a seguir:

Os surfistas estão constantemente propensos a sofrer lesões que podem ser resultantes de fatores externos como a exposição ambiental, à imprevisibilidade na realização das manobras, contato com prancha, fundo do mar, envolvimento com a onda e/ou excesso de treinos.

As próprias características biomecânicas do surf podem estar associadas à ocorrência de lesões, entre elas: os movimentos repetidos da remada, que podem sobrecarregar o complexo músculo-tendíneo do ombro, especialmente em pranchas com baixa flutuação; a posição de hiperextensão isométrica da coluna dorsal e cervical durante a remada que pode causa fadiga muscular e sobrecarga na coluna vertebral; os movimentos repetidos de rotação dos discos intervertebrais na coluna lombar e dorsal durante as diversas manobras que podem estar envolvidos com o processo de degeneração discal; a posição frequente dos joelhos em flexão, que sobrecarrega os componentes mediais do joelho.

Relativamente ao material utilizado para a prática do surf, este sofreu uma evolução para dar resposta às novas exigências da prática desta modalidade, como por exemplo as pranchas se tornaram mais leves e curtas (shortboards), permitindo maior velocidade e melhor hidrodinâmica, o que propiciou maior diversidade de manobras, aumentando o risco de lesões.

O design das shortboards (estreitas/pequenas) permite mudanças rápidas de direção e manobras com maior velocidade que originam um elevado stress no joelho, ocasionando entorses do joelho. O tamanho desta prancha também condiciona menor flutuação, o que as torna excessivamente instáveis.

A fisioterapia aplicada ao surf tem como objetivo principal prevenir as lesões comuns destas modalidades, melhorando o desempenho físico do atleta; consiste principalmente no treino propriocetivo e pliométrico os quais permitem que o indivíduo estabeleça relações com o meio envolvente, fornecendo informações sobre a posição dos segmentos articulares do seu padrão de movimento, sendo um fator importante na correção gestual, na estabilidade dinâmica e na prevenção de lesões. (por Beatriz Minghelli)

Autores do Estudo:

Beatriz Minghelli: Docente e Coordenadora de Estágios do Ciclo de Estudos em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Jean Piaget / Algarve, Doutora em Saúde Pública, especialidade Epidemiologia, pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Ciências da Fisioterapia pela Faculdade de Motricidade Humana. Relativamente à investigação, apresenta 20 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e diversas participações em eventos científicos através de trabalhos sob a forma de póster e comunicações orais.

Filipe Costa: Desde 2007 trabalhou com futebolistas em diversos clubes (Futebol Clube Belenenses, Futebol Clube Odiáxere, Futebol Cube Portimonense, Futebol Clube Alvorense); desde 2013 dedicou-se à Fisioterapia aplicada ao surf e bodyboard com o Gabinete FisioRider, onde atende cerca de 20 atletas. Licenciado pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget / Algarve.

Patrícia Moreira: Estudante do Ciclo de Estudos em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Jean Piaget / Algarve.

Comentários