Episódio para guia de surf disponível nos aviões

TAP Filma Sudoeste Algarvio

Equipa da TAP entrevista uma turista que acabou de fazer uma aula de surf na Praia da Arrifana (®PauloMarcelino)

Na semana em que a TAP apresentou um plano de reajustamento, em plena fase final de negociações para a privatização da empresa, três funcionários da Transportadora Aérea Portuguesa andaram a filmar praias do Sudoeste Algarvio, para o novo episódio da série Portugal Litoral, um Guia de Surf que pode ser visto pelos passageiros a bordo dos aviões da companhia. A equipa de filmagens integra Teresa Abraços, primeira campeã nacional de Surf Feminino, com quem o Swell-Algarve falou na Praia da Arrifana.

Teresa Abraços trabalha no setor de ‘Revenue Management’ da TAP. “Como o projeto envolve surf, lembraram-se de me contatar. Conheço muito bem as pessoas do meio e o litoral Português”, disse a surfista, ao Swell-Algarve. Teresa Abraços foi campeã nacional de Surf Feminino em 1996, primeiro ano em que houve competição feminina separada. Mas já antes ganhava troféus de campeã como melhor rapariga em quadro Open.

Teresa Abraços ajuda na logística e é a apresentadora dos episódios do Guia de Surf (®PauloMarcelino)

Teresa Abraços ajuda na logística e é a apresentadora dos episódios do Guia de Surf (®PauloMarcelino)

Além de ajudar o projeto Portugal Litoral – Guia de Surf com os seus contatos e experiência no terreno, Teresa Abraços é a apresentadora dos episódios. “Comecei a fazer surf numa época em que era mal visto. É engraçado como evoluiu. Gosto de contribuir para passar uma imagem positiva do surf”, disse Teresa Abraços, também conhecida pelo seu trabalho social enquanto vice-presidente da SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado.

O Portugal Litoral – Guia de Surf é uma produção interna da TAP, a cargo do departamento de Marketing – Gestão de Conteúdos e Media da empresa. É um projeto que apresenta Portugal ao viajante através do surf. Foi uma ideia de Elisabete Mendes, funcionária do departamento e surfista há mais de 10 anos. “É uma necessidade que eu tenho enquanto surfista; ter no avião informação sobre surf a propósito do sítio para onde vou. Sugeri à TAP e foi aceite”, disse Elisabete Mendes, ao Swell-Algarve.

Entrevistas aos viajantes são uma das componentes dos episódios (®PauloMarcelino)

Entrevistas aos viajantes são uma das componentes dos episódios (®PauloMarcelino)

“Em cada episódio desenvolvemos o que está à volta das ondas. Filmamos praias e falamos com conhecedores que explicam as características da praia. Mas mostramos também onde dormir, onde comer e locais a visitar. E entrevistamos pessoas, que são viajantes a falar para outros viajantes”, explicou Elisabete Mendes.

O projeto Portugal Litoral – Guia de Surf começou em 2014 e é composto por 8 episódios. Já foram feitos os episódios Peniche, Cascais, Sintra e Caparica. Cada episódio tem 25 minutos de duração e está disponível para visualização nos aviões durante cerca de dois meses. “A seguir aos filmes, são os programas mais vistos pelos passageiros a bordo. Tem corrido melhor do que esperávamos”, comentou Elisabete Mendes.

Sudoeste Algarvio é o título do 4º episódio de Portugal Litoral, guia de surf a bordo dos aviões da TAP (®PauloMarcelino)

Sudoeste Algarvio é o título do 4º episódio de Portugal Litoral, guia de surf a bordo dos aviões da TAP (®PauloMarcelino)

Sudoeste Algarvio é o título do quarto episódio do Guia de Surf e vai incluir filmagens feitas na Carrapateira, Arrifana, Amoreira, Castelo de Aljezur e diversos hotéis e restaurantes da região. O próximo episódio vai ser Ericeira, a seguir Porto e, por último, Alentejo.

O projeto ficará concluído em Outubro, altura em que a TAP irá publicar o guia em ‘webisódios’ e fazer uma grande promoção ao surf para coincidir com a etapa do circuito mundial Samsung Galaxy Championship Tour, da World Surf League, em Peniche (Supertubos).

Comentários