Quatro Etapas

I Campeonato Nacional de Bodysurf

O bodysurf faz-se com o corpo, barbatanas e uma pequena prancha de mão, handplane (®franciscomamede/bodysurfportugal)

Em 2015 vai decorrer o I Campeonato Nacional de Bodysurf em Portugal. Com quatro etapas, este campeonato homologado pela Federação Portuguesa de Surf marca o início de uma modalidade que, sendo já praticada há longos anos noutros países, recebe este ano o estatuto merecido dentro do panorama do surf em Portugal. A primeira etapa vai ser já em Junho, em Peniche, e as inscrições estão abertas.

O bodysurf é considerado como a mais pura forma de surf, uma vez que utiliza o corpo como veiculo para deslizar nas ondas, apenas com recurso a barbatanas para impulsão e uma pequena prancha de mão a que se dá o nome de handplane. É também aquele desporto pelo qual todos passamos quando começamos a fazer carreirinhas nas ondas.

Em Portugal, o número de praticantes tem vindo a aumentar gradualmente sendo que em 2014 se realizou uma prova sob a alçada da FPS em São João da Caparica que contou com 32 participantes.

Em 2015 o Campeonato irá ter um número limite de participantes por etapa de quarenta e oito, sendo que as provas decorrerão no período de um dia.

O calendário das provas é:

– Peniche Pro -27 de Junho em Peniche – Praia de Supertubos

– Figueira da Foz Pro 18 de Julho na Figueira da Foz – Praia do Cabedelo

– AHUA Pro – 12 de Setembro – Costa da Caparica – Praia da Cova do Vapor

– FLM Cascais Pro -13 de Setembro – Cascais – Praia de Carcavelos

As inscrições estão abertas em www.bodysurfportugal.com. Clique AQUI.

Para a organização, “este é o início de uma nova modalidade, com um universo de praticantes estruturado e que deseja partilhar as ondas num registo competitivo mas sobretudo de aprendizagem e camaradagem. Nadar nas ondas é algo que nos transporta para uma realidade de contacto com a natureza e por essa razão, acreditamos que este é um campeonato que vai atrair muitos atletas.”

Este campeonato só é possível com o apoio das Câmaras Municipais de Peniche, Figueira da Foz, Almada e Cascais, do Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, do Península de Peniche Surf Clube, da Associação de Surf da Figueira da Foz, do Instituto de Socorros a Náufragos, da ASA Surf, das águas da Fonte Viva, da AHUA e da FLM, marcas de handplanes, da Weventual que garante as inscrições, da Surfrider Foundation Europe – Lisboa, da Federação Portuguesa de Surf, da Alfarroba Ideias e Eventos que assume a organização deste campeonato e sobretudo dos bodysurfers que receberem e apoiaram esta iniciativa desde do primeiro momento.

Para mais informações à imprensa, contactar:

www.bodysurfportugal.com
info@bodysurfportugal.com
217781193/ 961522732

Fonte: Nota Imprensa (Federação Portuguesa de Surf)

Comentários