Frederico Magalhães (Clube Naval de Portimão) e Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) foram 1º e 2º classificados Sub-18, respectivamente, no XII Open Oásis de Surf & Bodyboard, 4ª Etapa (última) do novo circuito andaluz de surf e bodyboard Cádiz Dream Tour. A prova decorreu na Praia La Barrosa, em Chiclana de la Frontera, Andaluzia, Espanha, nos dias 9 e 10 de Maio. Com o resultado alcançado na etapa, Frederico Magalhães (‘Martim’) sagrou-se Vice-Campeão Sub-18 do circuito.
O Open Oásis Surf & Bodyboard é o evento de surf mais antigo, com mais tradição e melhores prémios na Andaluzia. Este ano foi integrado na primeira edição do Cádiz Dream Tour como etapa de encerramento e contou com a presença de surfistas de diversas nacionalidades. A organização esperou seis meses para realizar a prova, sucessivamente adiada devido ao que acabou por se confirmar como a pior temporada de surf e bodyboard dos últimos 12 anos na Andaluzia.

Martim foi o surfista escolhido para o cartaz do evento espanhol
A espera foi compensada por um dia de condições óptimas, sábado, 9 de Maio. Com um generoso swell de Oeste e a praia virada, precisamente, a Oeste, as ondas foram de gala e a organização optou por realizar todo o campeonato nesse dia, sábado. ‘Martim’ e Jakob competiram nas categorias Open e Sub-18.
Na categoria Open, os dois algarvios entraram em prova no mesmo ‘heat’, nos quartos-de-final. ‘Martim’ passou em 1º e Jakob em 2º. Nas meias-finais, Jakob perdeu em 3º, atrás do líder e do vice-líder do ‘ranking’, respectivamente, John Junior (brasileiro residente em Portugal) e um atleta espanhol patrocinado pela Hurley. Era uma missão difícil, mas Jakob surfou bem e falhou por pouco o apuramento para a final. Concluiu o Open em 5º lugar.

Prova foi disputada num dia, sábado, com condições excelentes em La Barrosa, como mostra a imagem (®cadizdreamtour)
‘Martim’ perdeu em 4º na (sua) meia-final. O algarvio não se encontrou com o mar e só a um minuto do fim conseguiu fazer uma boa onda (6,5 pontos), não tendo já tempo para procurar um bom ‘backup’. Concluiu o Open em 7º lugar.
O Open teve um português na final, João Félix (4º classificado), e foi ganho por John Junior, que recebeu um prémio monetário de 500€ e sagrou-se campeão Open do I Cádiz Dream Tour. Recorde-se que, uma semana antes, John Junior participou no Open da última etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, na Ponta Ruiva, e foi 3º classificado.

Jakob e Martim no Pódio Sub-18 (®direitosreservados)
A 4ª Etapa (última) do Cádiz Dream Tour teve uma final directa Sub-18, disputada por 5 atletas. Foi uma final muito emotiva. ‘Martim’ venceu destacado. E Jakob conseguiu 2º lugar, à frente do espanhol Ingácio Touzon (‘team rider’ O’Neill), que liderava o ‘ranking’ e conseguiu com o 3º lugar na etapa sagrar-se Campeão Sub-18 do circuito.
‘Martim’ sagrou-se Vice-Campeão do circuito, mesmo só tendo 3 etapas num ranking em que contaram todas as etapas (4), sem descartes. Nas 3 etapas em que participou no I Cádiz Dream Tour, em Sub-18, ‘Martim’ ganhou duas vezes a Ignácio e perdeu uma para o espanhol, tendo ficado em 2º.

Martim sagrou-se vice-campeão Sub-18 da primeira edição do circuito Cádiz Dream Tour (®direitosreservados)
Na final Sub-18 de sábado, em La Barrosa, destaque ainda para o jovem Miguel Castrillón Rodriguez, um nome a fixar para o futuro do surf espanhol. Castrillón foi 5º Sub-18 na etapa, mas terminou o circuito com um registo impressionante: campeão Sub-14 e Sub-16 e 3º melhor Sub-18.
Na última etapa do Cádiz Dream Tour, ‘Martim’ e Jakob repetiram, precisamente, o resultado Sub-18 que tinham alcançado, uma semana antes, na última etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015. Os dois surfistas algarvios estão embalados para a 1ª Etapa do Projunior 2015 português, que vai ser realizada no Porto, já no próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de Maio.
Comentários