O Campeão Português e Vice-Campeão Mundial Masters de Formula Windsurfing, Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) faltou esta terça-feira, 28 de Abril, ao primeiro dia de competição do ‘Monsaraz World Festival Championship 2015 (Masters, Youth, Women)’. O Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing para as categorias Masters, Juventude e Senhoras está a decorrer em Lagos, até sábado 2 de Maio, organizado pelo Clube de Vela de Lagos e Associação Formula Windsurfing Portugal. Miguel Martinho faltou ao primeiro dia devido a uma virose.
A ausência do multi-campeão português marcou o primeiro dia do Mundial em Lagos. Miguel Martinho foi ontem atacado por uma virose intestinal que o deixou incapaz de competir no primeiro dia da prova. O atleta algarvio está a recuperar e espera-se que consiga participar nos restantes dias do campeonato.

Campeão do Mundo Masters 2014, Janis Preiss, da Letónia, está em Lagos para defender o seu título (@paulomarcelino)
Miguel Martinho tinha traçado como objectivo conquistar o título mundial Masters em Lagos. O atleta algarvio quer o título que lhe escapou em Julho do ano passado, em Itália, no intenso duelo que travou com Janis Preiss, da Letónia. O campeão do Mundo está presente em Lagos e Miguel Martinho quer vingar a derrota do ano passado, mas foi traído por um vírus, que compromete a condição física do velejador algarvio.
A saída para a primeira regata do mundial estava prevista para as 13h00 desta terça-feira. Mas o vento demorou a aparecer e os atletas esperaram até às 16h00, para começar a sair do Cais da Solaria em direcção ao grande campo de regata montado na Baia de Lagos.
Por essa altura, o vento tinha virado a Norte e mantinha uma intensidade consistente na casa dos 10 ‘knots’, com rajadas até aos 14 ‘knots’, condição que já permitia bom andamento para as velas FW.

Vento tardou em aparecer, esta terça-feira, em Lagos (@paulomarcelino)
O ‘Monsaraz World Festival Championship 2015 (Masters, Youth, Women)’ tem meia centena de atletas inscritos, de todo o Mundo. O título mundial feminino não será atribuído em Lagos porque não há senhoras suficientes inscritas. Estão apenas 5 senhoras em competição. Os títulos mundiais Juventude (equivalente a Juvenis) e Masters vão ser mesmo atribuídos na cidade algarvia e estão em discussão até sábado.
Refira-se que o título mundial absoluto de Formula Windsurfing foi decidido há três semanas, nos Açores, num campeonato ganho pelo argentino Gonzalo Costa Hoevel. O algarvio Miguel Martinho foi 17º nesse mundial absoluto.

À espera do vento no Cais da Solaria (@paulomarcelino)
No Mundial por categorias em Lagos haverá pódios com títulos mundiais nas categorias Masters e Juventude e pódios de campeões da prova para as categorias Senhoras, Juniores, Seniores, Grand-Masters e Veteranos. A inclusão da categoria Seniores teve como efeito a entrada do evento no circuito Taça Europeia de Formula Windsurfing 2015, o que reforça a dimensão competitiva do festival.

Título Mundial Feminino não será atribuído em Lagos porque estão apenas 5 senhoras em prova (@paulomarcelino)
Comentários