Açores e Lagos

Martinho Faz Dois Mundiais Num Mês

Sessão de treino na sexta-feira 3 de Abril, Praia da Rocha (@paulomarcelino)

Miguel Martinho viaja para os Açores na segunda-feira 6 de Abril, para dar início a um ciclo de competição ao mais alto nível, com dois mundiais de Formula Windsurfing no espaço de um mês. O velejador do Clube Naval de Portimão vai participar no mundial absoluto ‘2015 Azores Formula Windsurfing World Championships’ (Ilha Terceira, 7 a 12 de Abril) e no mundial por categorias ‘Monsaraz World Festival – Formula Windsurfing 2015’ (Lagos, 27 de Abril a 2 de Maio).

Ontem, sexta-feira 3 de Abril, o atleta algarvio aproveitou o vento forte do início da tarde para uma sessão de treino ao largo da Praia da Rocha. Miguel Martinho, campeão nacional e vice-campeão mundial ‘master’ de Formula Windsurfing, evoluiu dentro e fora da barra com a perícia e leveza que lhe são habituais, deslizando com velocidade apreciável. Foi um dos últimos treinos antes de iniciar o ciclo de dois mundiais num mês e também a oportunidade para conhecermos as suas expectativas antes da partida.

“Abdiquei de muita coisa para me preparar para estes mundiais. Sinto-me preparado e com ambição e espero que a estrelinha da sorte esteja comigo. Estou mentalizado”, disse Miguel Martinho, ao Swell-Algarve, com o seu habitual pragmatismo.

Sessão de treino na sexta-feira 3 de Abril, Praia da Rocha, fora da barra (@paulomarcelino)

Sessão de treino na sexta-feira 3 de Abril, Praia da Rocha, fora da barra (@paulomarcelino)

O primeiro desafio é o mundial absoluto nos Açores, no qual a primeira regata está prevista para quarta-feira 8 de Abril. Miguel Martinho vai defrontar os melhores atletas de Formula Windsurfing do Mundo, com representantes de 17 países de três continentes, entre os quais os campeões nacionais de todos os países representados.

As principais estrelas na Ilha Terceira vão ser o australiano Steve Allen (3 vezes Campeão do Mundo), o britânico Ross Williams (Bicampeão do Mundo em título), o holandês Casper Bouman (Campeão do Mundo em 2013), o argentino Gonzalo Costa Hoevel (Campeão Sul-Americano em título) e o alemão Sebastien Koerdel (Campeão Europeu em título).

Ainda que a concorrência seja fortíssima e mesmo considerando os seus 39 anos de idade, Miguel Martinho coloca uma fasquia bem alta para o mundial absoluto nos Açores. “Vou tentar ficar nos 10 primeiros, ou melhor; apesar de estarem lá os melhores do Mundo”, disse o atleta algarvio, ao Swell-Algarve.

A prova nos Açores é tecnicamente muito exigente. O vento é extremamente instável de intensidade e direcção, sendo habitual registarem-se mudanças drásticas durante as regatas. Esta condição torna a prova mais exigente para os atletas. Para Miguel Martinho o mais importante é que o vento se mantenha fraco, condição em que evolui bem e tem vantagem sobre os principais adversários devido ao seu peso leve (75 quilos).

Sessão de treino na sexta-feira 3 de Abril, Praia da Rocha, dentro da barra (@paulomarcelino)

Sessão de treino na sexta-feira 3 de Abril, Praia da Rocha, dentro da barra (@paulomarcelino)

Duas semanas depois de concluído o Mundial nos Açores; Miguel Martinho vai disputar no (seu) Algarve o Mundial por Categorias, em Lagos. O algarvio vai competir na Classe Master, na qual é detentor do título de Vice-Campeão do Mundo.

A competir num campo de regatas que conhece bastante bem e onde o vento é mais constante e fraco do que nos Açores, Miguel Martinho está bastante confiante num bom resultado em Lagos: “No ano passado fiquei em 2º. Este ano gostava de ganhar“, disse o atleta algarvio. O campeão do Mundo Masters, Janis Preiss (Letónia), vai estar presente em Lagos e Miguel Martinho vai ter oportunidade de vingar a derrota no duelo pelo título de 2014 (Itália).

Comentários