A ‘selecção’ algarvia para o Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate, 1ª Etapa da Liga Moche 2015, é composta por 13 atletas em representação de três clubes do Algarve. A prova vai decorrer na Praia de Ribeira d’Ilhas, Ericeira, nos dias 27 a 29 de Março, e marca o arranque do circuito de cinco etapas que atribui os títulos nacionais Open, masculino e feminino. O ‘call’ de sexta-feira, amanhã, está marcado para as 09h00. As previsões são de boa ondulação, com algum tamanho e vento forte de norte, o que vai testar a capacidade física dos atletas.
O Algarve Surf Clube é o clube algarvio que vai ter mais atletas em Ribeira d’Ilhas, num total de 8 surfistas, entre os quais nomes de dimensão internacional: Marlon Lipke, Alex Botelho, Eduardo Fernandes, Luca Guichard, Joackim Guichard, Miguel Mouzinho, Tomás Alcobia e Jakob Lilienweiss.
A equipa de luxo do Algarve Surf Clube está este ano reforçada pelo jovem Jakob Lilienweiss e pelo experiente Marlon Lipke, atleta que já competiu no WCT e que integra o grupo exclusivo de 7 surfistas portugueses que este ano têm entrada directa nas provas ‘prime’ do QS, agora denominadas QS 10.000. Alex Botelho será um nome a ter em conta se o mar estiver mesmo grande, conforme comprovou no passado fim-de-semana, ao vencer uma etapa do circuito regional do centro naquela mesma praia, com ondas de 2,5 a 3 metros no ‘set’.
O segundo clube algarvio com maior número de atletas na etapa inaugural da Liga Moche 2015 é o Clube Naval de Portimão, com 4 surfistas em prova: Francisco Duarte, Frederico ‘Martim’ Magalhães, Miguel Marinho e Yolanda Hopkins, a única representante algarvia no quadro Feminino. Destaque nesta equipa para os jovens Sub-18 Francisco Duarte e ‘Martim’ Magalhães, bastante focados em alcançar bons resultados neste seu último ano como juniores.
O Clube Naval de Portimão também costuma estar representado na Liga Moche por Paulo Almeida e Inês Pascoal, mas estes dois surfistas vão faltar à prova em Ribeira d’Ilhas, porque iniciam sábado uma ‘surf trip’ a Marrocos, que já está planeada há meses.
O Albufeira Surf Clube é o terceiro clube algarvio presente na etapa inaugural da Liga Moche, na qual vai ter a competir um único atleta, Ivan Bailote, que vai entrar no ‘heat 4’ contra o fortíssimo Nicolau Von Rupp.
Na Ronda de 64 (primeira ronda), apenas uma bateria tem mais do que um algarvio em competição, o ‘heat’ 12, onde entram Jakob Lilienweiss e Luca Guichard, ambos do Algarve Surf Clube. Recorde-se que Luca Guichard foi o melhor algarvio na Liga Moche 2014, que concluiu no 10º lugar. O seu colega de equipa Eduardo Fernandes foi Top 8, mas Edu não é algarvio, embora represente um clube algarvio e seja um bom amigo do Algarve.
Desafio forte vai ter o jovem ‘Martim’ Magalhães, que defronta o vice-campeão nacional Frederico M9rais no ‘heat’ 9. Miguel Mouzinho e Justin Musica; Francisco Duarte e Tomás Fernandes; Alex Botelho e Francisco Alves; Tomás Alcobia e Gony Zubizarreta são alguns duelos particulares que envolvem algarvios a ter em conta na primeira ronda do Allianz Ericeira Pro by Ericeirsa Surf & Skate.
Comentários