Tomás Alcobia estreou as suas novas pranchas da marca ORG surfboards em competição na 3ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, há uma semana, na Praia de Faro. O surfista de Lagos foi finalista e 4º classificado na prova, numa praia onde agora se sente ‘local’, por estar a residir na capital algarvia, para frequentar as aulas do curso de Desporto na Universidade do Algarve. Em ano de mudanças, o surfista algarvio quer mostrar mais surf. Vai estar em todas as etapas da Liga Moche e vai estrear-se no Pro Junior Europeu e no Campeonato Nacional Universitário.
O Swell-Algarve falou com Tomás Alcobia na Praia de Faro, durante a etapa do circuito regional, questionando o atleta sobre a mudança de ‘shaper’. “O Ivo (Plâncton surfboards, marca algarvia) sempre foi espectacular comigo, mas não estava a sentir as pranchas a funcionar. Já tinha propostas da ORG, mas queria ajudar a marca algarvia. Há duas semanas, fui buscar as novas pranchas a Lisboa”, disse o surfista.
Tomás Alcobia tem acesso a pranchas ORG, feitas pelo ‘shaper’ Rabbit, a preço especial. “Um óptimo preço”, sublinha o surfista. Na primeira remessa, Alcobia trouxe para o Algarve três pranchas ORG: 5.8; 5.9 e 6.3. “A 5.8, sobretudo esta, foi amor à primeira vista, mas parti-a logo”, recordou Tomás Alcobia, que entretanto foi a Lisboa comprar uma nova 5.8, com a qual competiu em Faro.

‘Quiver’ ORG de Tomás Alcobia: 5.8; 5.9 e 6.3 (@paulomarcelino)
O surfista algarvio está “impressionado” com as novas pranchas. “Dão-me maior confiança”, diz. Um dos aspectos em que Alcobia sentia dificuldades em funcionar bem com as pranchas Plâncton era na manobra ‘bottom’, o ponto de partida para um bom ataque ao ‘lip’ e para toda a fluidez na onda. Este aspecto essencial será agora melhorado com as pranchas ORG e em benefício de um dos mais bonitos ‘flows’ do surf algarvio. “Sinto que estou com o material certo”, conclui Tomás Alcobia.
Campeonato Universitário “é para ganhar”
Atleta do Algarve Surf Clube, Tomás Alcobia tem 19 anos de idade e quer, este ano, apostar em força na Liga Moche. Em 2014, o surfista algarvio faltou a algumas etapas no já de si curto circuito profissional de surf. Este ano vai ser diferente. “Quero fazer todas as etapas; apostar a cem por cento. O nível na Liga Moche é altíssimo, pelo que o meu objectivo será passar heats e terminar a época no top 20″, comentou.
Além de reforçar a presença na Liga Moche, Tomás Alcobia vai este ano estrear-se no Pro Junior Europeu e no Campeonato Nacional Universitário de Surf. A estreia no Pro Junior Europeu vai ser possível nas etapas portuguesas daquele circuito, na Costa de Caparica e em Espinho, respectivamente, nos dias 1 a 4 de Abril e 25 a 28 de Junho (datas provisórias, Espinho).

Tomás Alcobia já se sente surfista local na Praia de Faro (@paulomarcelino)
A estreia no Pro Junior Europeu vai acontecer daqui a uma semana e meia, na Costa de Caparica. “Nunca fiz nenhuma etapa. O meu objectivo vai ser mostrar surf e passar heats”, diz Alcobia. Já para o Campeonato Nacional Universitário, o surfista algarvio coloca a fasquia mais elevada: “Nunca fiz, mas é para ganhar“. Recorde-se que o campeão nacional universitário em 2014 foi o conhecido surfista Edgar Nozes. Na categoria Feminino, o título foi conquistado pela algarvia Inês Martins, do Clube de Surf de Faro, que está a estudar Medicina em Lisboa.
Depois de uma “mudança drástica e difícil” de Lagos para Faro, no início do ano lectivo, Tomás Alcobia já se sente confortável na capital algarvia e surfista ‘local’ na Praia de Faro. É ali que o podemos ver treinar-se, durante a semana, para uma temporada em que vai apostar forte em mostrar mais o seu surf a nível nacional e internacional.
—
Ficha:
Nome: Pedro Tomás Alcobia
Idade: 19 anos
Pranchas: ORG (5.8; 5.9; 6.3) – ‘shaper’ Rabbit
Apoios: FCS, Gorilla e Xcel
Clube: Algarve Surf Clube
Ranking Liga Moche 2014: 46º lugar (faltou a 2 etapas em 5)
Comentários