#1 Samsung Galaxy Championship Tour WSL

Toledo Vence em Snapper Rocks

Filipe Toledo fez um 10 na final (@WSL/KirstinScholtz)

O brasileiro Filipe Toledo venceu a 1ª Etapa do Samsung Galaxy Championship Tour, o Quiksilver Pro Gold Coast, primeira prova com a elite CT da World Surfing League (WSL), que foi disputada em Snapper Rocks, Austrália, e terminou ao princípio da manhã desta sexta-feira (hora portuguesa). A ‘havaiana’ Carissa Moore venceu o Roxy Pro Gold Coast, prova do mundial feminino, que decorreu em simultâneo.

Não foi os dia dos australianos em Snapper Rocks. Julian Wilson e Stephanie Gilmore (campeã do mundo) perderam nas respectivas finais. E durante a derradeira jornada foram eliminados no quadro masculino Mick Fanning, Taj Burrow e Bede Durbidge. Aos quartos-de-final masculinos chegaram 4 brasileiros e 4 australianos. Nas meias-finais estavam 3 brasileiros e 1 australiano.

Apesar da surpreendente eliminação do campeão do mundo na Ronda 3, o brasileiro Gabriel Medina (penalizado com uma interferência quando procurava a todo o custo um 6.73 para bater Glen Hall), a festa foi brasileira na Austrália.

Filipe Toledo esteve imparável. Depois de um começo menos bom, o brasileiro acertou o seu surf após os 10 dias de pausa à espera de ondas e venceu todas as suas baterias a partir da Ronda 3, inclusive, marcando em todas elas pelo menos uma onda de nível 9. Depois de eliminar Adriano de Sousa nas meias-finais, Filipe Toledo excedeu-se na final, com um poderoso jogo aéreo e uma nota 10 a abrilhantar um ‘score’ quase perfeito (19.60).

Julian Wilson – ‘Pipe Master’ e autor da melhor manobra de todo o circuito em 2014 – também arriscou o seu jogo aéreo na final. Fez um 9.10, mas depois não conseguiu sequer um ‘back up’ suficiente para reentrar na luta pela vitória.

Carissa Moore vai de amarelo para Bells Beach, onde venceu em 2014 (WSL/KirstinScholtz)

Carissa Moore vai de amarelo para Bells Beach, onde venceu em 2014 (WSL/KirstinScholtz)

O Quiksilver Pro Gold Coast e Roxy Pro Gold Coast estiveram parados dez dias após um primeiro dia de competição. O período de espera foi aumentado em 3 dias, para que o campeonato pudesse ser realizado. Depois de um penúltimo dia rasteiro, o mar cooperou no dia das finais, com um ‘line up’ já próximo do clássico Snapper Rocks.

A próxima paragem do Samsung Galaxy Championship Tour é em Bells Beach, de 1 a 12 de Abril, para a segunda etapa masculina e feminina. Filipe Toledo e Carissa Moore vão competir de amarelo, são os primeiros líderes do ‘tour’ 2015. No Rip Curl Pro Bells Beach, os campeões em 2014 foram Mick Fanning e Carissa Moore.

Comentários