#3 Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015

Cancelada Prova em Albufeira

Prova cancelada por falta de armazém para arrumar material (@paulomarcelino/arquivo)

O Marina Yacht Clube de Albufeira cancelou a 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015, prevista para o próximo fim-de-semana, 14 e 15 de Março, na Marina de Albufeira. O cancelamento foi anunciado ao princípio da noite de ontem, terça-feira, horas depois de o Swell-Algarve ter noticiado que o campeonato iria recomeçar após três meses de pausa. “O MYCA não dispõe de infra-estruturas próprias que lhe permita dispor atempadamente dos meios necessários e exigíveis para a organização deste tipo de provas”, justificou o presidente do clube, Carlos Urtigueira, em comunicação enviada aos clubes.

O email assinado pelo presidente do MYCA foi enviado aos clubes às 19h54 de ontem, praticamente 10 horas depois de o Swell-Algarve ter publicado a notícia sobre a prova. Nesse email, ao qual tivemos acesso, Carlos Urtigueira anuncia também “a retirada (do MYCA) do calendário regional enquanto entidade organizadora de todas as provas que estavam previstas”. O presidente do clube pede desculpa aos velejadores, pais, treinadores, balizadores, juízes, oficiais de regata e Conselho de Arbitragem Regional pelo cancelamento da prova do próximo fim-de-semana.

Carlos Urtigueira é presidente do MYCA e também da Associação Regional de Vela do Sul (ARVSUL). Esta quarta-feira de manhã, o Swell-Algarve entrou em contacto com o dirigente, para perceber melhor a situação e as suas implicações no futuro, nomeadamente ao nível do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015.

“O campeonato vai ter a sua continuidade. Não quer dizer que a prova agora cancelada em Albufeira não venha a ser feita mais tarde, por outro clube”, explicou Carlos Urtigueira, ao Swell-Algarve. O Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2014/2015 tem 5 provas agendadas. Estando cancelada a 3ª prova, a próxima está marcada para Tavira, nos dias 18 e 19 de Abril, organizada pelo Clube Náutico de Tavira. O Conselho de Arbitragem e a ARVSUL vão agora decidir se o campeonato fica com 4 provas, ou se a prova agora cancelada será realizada mais tarde, por outro clube que não o MYCA.

Problema existe há 8 anos

O problema que levou o MYCA a cancelar a prova do próximo fim-de-semana é antigo. “É triste, após oito anos, ainda andarmos a falar sobre o mesmo assunto”, disse Carlos Urtigueira, ao Swell-Algarve. A questão prende-se com o facto de o clube não ter rampa própria de acesso ao mar nem armazém para guardar barcos e material durante a noite.

Há dois anos, o MYCA também não teve espaço para arrumos no armazém disponibilizado no Porto de Pesca, mas avançou com a prova do campeonato regional. Velejadores e treinadores foram obrigados a carregar as velas, após um dia de regatas e num final de tarde ventoso, para uma “loja arranjada à última hora” na Marina de Albufeira. “Senti-me envergonhado”, comentou Carlos Urtigueira.

Para a realização de provas de vela, o MYCA depende da boa vontade da Associação de Pescadores de Albufeira, para utilizar a rampa do Porto de Pesca e espaço para arrumos cedido pelos pescadores. Carlos Urtigueira disse ao Swell-Algarve que o clube tem “uma óptima relação com os pescadores mas não com o presidente da associação”.

Além de todas as autorizações normalmente solicitadas para a realização de provas de vela, o MYCA tem também de solicitar o uso da rampa de pesca e de espaço para arrumos à Associação de Pescadores de Albufeira. A resposta da associação relativamente à prova do próximo fim-de-semana foi positiva para a utilização da rampa do Porto de pesca e negativa quanto a espaço para arrumos. O MYCA esperou pela resposta, para anunciar o cancelamento da prova.

Estratégia de Pressão

A actividade do MYCA está refém da Associação de Pescadores de Albufeira e este estado de coisas parece ter chegado ao limite. “Estou cansado desta situação”, diz Carlos Urtigueira. Já este ano, o MYCA cancelou o protocolo do Desporto Escolar para a Vela que tinha com a Câmara Municipal de Albufeira. Esse cancelamento levou o executivo camarário a solicitar uma reunião com a direcção do clube, no sentido de debater o problema.

O cancelamento da prova do campeonato regional vai agora ser comunicado à Federação Portuguesa de Vela, também na expectativa de que a superior exposição do problema traga soluções. “É uma estratégia de pressão. A arma que eu tinha era esta”, admitiu Carlos Urtigueira.

O presidente do MYCA e da ARVSUL sublinhou que, para usar a arma do cancelamento esta é “a altura ideal”, uma vez que os clubes também estão apertados com a logística para o Campeonato de Portugal de Juvenis, nos Açores, nos dias 24 a 28 deste mês. “Os clubes estão com falta de barcos porque já os têm em contentores para ir para os Açores”, disse Carlos Urtigueira.

A estratégia de pressão inclui a retirada do MYCA enquanto entidade organizadora de qualquer prova de vela. Comprometida fica também uma prova com a Vela Solidária em Albufeira, que estava a ser conciliada com a entidade solidária de Portimão.

Em causa está mesmo o futuro do Marina Yacht Clube de Albufeira, comprometido pela falta de autonomia para a realização de provas de vela. “Ou acabamos, ou continuamos. Quem irá decidir são as autoridades locais e nacionais”, disse Carlos Urtigueira.

Comentários