Checklist Junior Contest

AlbufeiraSC leva Skaters a França

João Pedro Guerreiro (à esquerda) e Ricardo Palma, no SkatePark Municipal de Albufeira (@paulomarcelino)

O Albufeira Surf Clube levou dois jovens ‘skaters’ algarvios ao Checklist Junior Contest, Campeonato Europeu Junior de Skate, que decorreu no grande ‘indoor skatepark’ Halle de Skate du Val d’Orange, na região de Paris, França. João Pedro Guerreiro e Ricardo Palma viveram a experiência das suas vidas, em Janeiro, acompanhados por dois elementos da direcção do clube e com o apoio de um amigo e instrutor de skateboard residente na zona do campeonato.

O skateboarding está desde o início no plano de actividades do jovem Albufeira Surf Clube. “O skate e o surf estão ligados. O skate ajuda a melhorar a performance dos surfistas”, justifica o presidente do clube, João Xufre. O Albufeira Surf Clube já tem três ‘skaters’ federados, em breve vai aumentar a equipa para seis ‘riders’ e deverá iniciar nos próximos tempos um projecto de formação, bem servido pelo ‘skatepark’ municipal.

“O skate está associado a miúdos reguilas e alguns até são de famílias desfavorecidas. Nós incentivamos os miúdos a praticar e a participar em competições. Queremos que tenham uma vida saudável e é importante que se sintam apoiados no que gostam. Nós não tivemos isso”, acrescenta João Xufre. Os efeitos deste apoio já são visíveis. O Albufeira Surf Clube está em vias de ver o seu ‘rider’ Marco Ribeiro sagrar-se campeão nacional de Iniciados e viabilizou agora a participação de dois jovens algarvios numa das maiores provas europeias de skateboarding, com mais de 70 atletas juniores em representação de 12 países.

João Pedro Guerreiro, 'Jean Pierre', 16 anos (@paulomarcelino)

João Pedro Guerreiro, ‘Jean Pierre’, 16 anos (@paulomarcelino)

João Pedro Guerreiro e Ricardo Palma começaram a praticar skateboarding há 3 anos e meio. São autodidactas, como é habitual na modalidade. Ricardo Palma tem 15 anos e reside na Estação de Alcantarilha. “Comecei a andar de skate por causa da adrenalina de saltar escadas e corrimões… pelo divertimento e para fazer amigos”, disse Ricardo, ao Swell-Algarve. Graças ao Albufeira Surf Clube já participou em campeonatos em Lisboa e Torres Vedras e é agora muito mais aplicado nas sessões de treino livre nos skateparks de Albufeira e Silves.

A história de João Pedro Guerreiro é semelhante. ‘Jean Pierre’, como é chamado pelos amigos, tem 16 anos e começou a andar de skate nas ruas de Armação de Pêra. “Skate é street. É uma maneira de esquecer os meus problemas”, disse o ‘rider’, ao Swell-Algarve. Foi de João Pedro que partiu a ideia de ir a França. “Vi na internet e reparei que estavam dois portugueses inscritos. Sugeri ao Albufeira Surf Clube levar-nos lá e o João Xufre aceitou”, explicou João Pedro.

O clube convenceu os pais dos ‘riders’, pagou a viagem aos dois atletas e a dois elementos da direcção que os acompanharam e pagou as inscrições no campeonato. Os quatro elementos da delegação algarvia ficaram alojados em casa de um amigo do clube, Jorge Raimundo, que aos fins-de-semana dá aulas de skateboarding perto de Paris.

Ricardo Palma, 15 anos (@paulomarcelino)

Ricardo Palma, 15 anos (@paulomarcelino)

Três semanas depois do campeonato foi possível juntar em Albufeira os dois atletas, com Jorge Raimundo e ainda um dos dois elementos da direcção do clube que acompanhou os ‘riders’ a Paris, Levi Ferrão, vice-presidente do clube responsável pela área de skateboarding. “Não foram lá para ganhar. Foram para ter a experiência e isso foi muito positivo”, disse Levi Ferrão.

Autenticamente ‘largados às feras’, em competição com ‘riders’ internacionais de primeira qualidade, os dois algarvios sentiram-se intimidados. “Na minha ‘run’ não consegui acertar as manobras que queria”, confessou João Pedro Guerreiro. Mas o choque inicial deu lugar às vantagens de estar lado a lado com os melhores juniores da Europa. “Evolui a andar com miúdos superiores e até aprendi uma manobra nova”, diz Ricardo Palma. “Fiz amizades e aprendi manobras”, conclui João Pedro Guerreiro.

Classificações à parte – João Pedro Guerreiro foi 52º e Ricardo Palma penúltimo classificado – os dois algarvios jamais vão esquecer a experiência e as amizades e manobras novas que trouxeram de Paris. A manobra favorita de João Pedro é o ‘nollie flip’; a de Ricardo Palma é o ‘360 flip’. No universo de possibilidades quase infinitas de manobras – “todos os dias aparece uma manobra nova”, diz Jorge Raimundo – os dois juniores algarvios acrescentaram agora valor ao respectivo repertório.

Levi Ferrão e Jorge Raimundo atrás; e João Pedro Guerreiro e Ricardo Palma em primeiro plano (@paulomarcelino)

Levi Ferrão e Jorge Raimundo atrás; e João Pedro Guerreiro e Ricardo Palma em primeiro plano (@paulomarcelino)

A experiência de ter participado num campeonato europeu e de ter viajado até Paris é uma memória que fica para a vida, ainda que o futuro dos dois ‘riders’ não seja o ‘skateboarding’ como profissão. E a experiência da rua na capital francesa é uma das quais falam com brilho mais intenso no olhar. “Sábado à noite fomos para Paris, andar de skate na rua”, disse Jorge Raimundo. “Passeámos de skate numa das avenidas mais caras do mundo”, rematou João Pedro. Afinal, como o ‘rider’ tinha dito antes: “Skate é street”.

Link:

Imagens / Pictures | Sessão Livre / Free Session | Albufeira

Comentários