O campeão português Vasco Ribeiro apurou-se esta madrugada para os quartos-de-final do Burton Automotive Pro, prova de valor QS6000 do circuito mundial ‘Qualification Series’, que está a decorrer em Merewether Beach, Newcastle, Austrália. Entre os oito atletas ainda em prova está também o brasileiro Pedro Henrique, que reside em Carcavelos e é competidor Liga Moche.
Na ronda três da prova australiana, Vasco Ribeiro tinha-se apurado atrás do norte-americano Michael Dunphy, numa bateria disputada por quatro atletas. Ao início da madrugada deste sábado, os dois voltaram-se a encontrar-se em duelo pelo apuramento para os quartos-de-final. O surfista português, campeão do mundo júnior em título, levou a melhor, controlando bem a bateria e conseguindo encontrar e aproveitar as melhores oportunidades.
Com um surf muito seguro e rápido, Vasco Ribeiro manteve-se sempre muito activo: abriu com um 6.17; fez três entradas e saídas sem consequência e conseguiu depois um back-up de 3.90. Insatisfeito com a margem de liderança, o português insistiu e arrumou a questão com um 8.40, que impressionou os juízes pelo ‘snap’ muito crítico ainda no ‘outside’.
Nos quatros-de-finais, que devem ser disputados ao princípio da madrugada de domingo (hora portuguesa), Vaso Ribeiro vai defrontar o brasileiro Alejo Muniz. Será a última bateria dos quartos-de-final. Na anterior vai estar Pedro Henrique contra o australiano Brent Dorrington. As restantes duas baterias dos quartos-de-final são: Deivid Silva vs Joel Parkinson; Jack Freestone vs Even Geiselman.
O apuramento de Pedro Henrique (14.67 | 6.17+8.50) foi conseguido num duelo muito apertado com Nathan Hedge. O brasileiro acabou por resolver o assunto, na fase final da bateria, com um 8.50 para o qual o australiano já não teve resposta.
Links:
Comentários