Francisco Duarte, natural de Portimão e atleta do Clube Naval de Portimão, acaba de vencer as duas primeiras etapas do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 na categoria Sub-18 e tem ‘na mão’ a qualificação para a final nacional Esperanças. Aos 17 anos de idade e após 1 ano e 4 meses a treinar-se com a Surtechnique, agora Academia Profissional de Surfistas (APS), o surfista algarvio falou ao Swell-Algarve sobre o seu regime de treinos e o objectivo principal para a nova temporada.
Swell-Algarve: Quando começaram os treinos na Academia Profissional de Surfistas
Francisco Duarte: Os treinos com a APS começaram no início do ano com o início do 2º período escolar.
Swell-Algarve: O que mudou em relação à Surftechnique?
Francisco Duarte: Penso que as grandes mudanças foram ao nível da estrutura da empresa, ou seja, esta passou a ser maior, com mais recursos (treinadores), maior qualidade nos grupos de treino e no próprio treino. Outra mudança, mas esta, no meu caso, a nível mais pessoal, foi o facto de puder treinar com mais um grande treinador de Portugal, o Enrique “Kike” Lezano. De resto penso que tudo se mantém igual.
Swell-Algarve: Quando começaste na Surftechnique?
Francisco Duarte: Comecei na Surftecnhique, a “full time” e com um maior acompanhamento há cerca de um ano e quatro meses. Digo a “tempo inteiro” pois desde novo e, ainda quando vivia no Algarve, fazia estágios e treinos esporádicos com o David e o Telmo.
Swell-Algarve: Quais são as tuas zonas habituais de treino?
Francisco Duarte: As zonas mais habituais do treino são Costa da Caparica, Linha do Estoril e Guincho ou Praia Grande mas mais no verão.
Swell-Algarve: Como é o teu regime semanal de treinos?
Francisco Duarte: O regime semanal de treinos é 2ªf e 6ªf treino físico/técnico com o imprescindível professor Paulo Badajoz, 3ªf e 5ªf treino técnico de água (em que rodamos pelo David Raimundo, pelo Nuno Telmo e pelo Enrique “Kike” Lezano), 4ªf é dedicada ao descanso e/ou ao estudo e/ou ao free surf. O fim-de-semana fica reservado para o free surf.
Swell-Algarve: Descreve um dia de treinos…
Francisco Duarte: Embora todos os dias sejam bastante diferentes, decidi descrever a minha 3ªf. Acordo às 7:15m, despacho-me para ir para as aulas que começam às 8:15m. Tenho aulas até às 13:15m e depois volto a casa. Almoço e preparo-me para os treinos da tarde. O ponto de encontro é as 14:30m nas Amoreiras. Durante a tarde, o treino começa por volta das 15:30m e normalmente tem a duração de 1:15m a 1:30m, por isso, por volta das 17:00m acabamos o 1º treino do dia. Normalmente, dão-nos 30m para recuperar, hidratar, aquecer… e às 17:30m estou pronto para mais um treino. Habitualmente, durante o horário de inverno, o 2º treino de 3ªf acaba sempre com o por do sol, ou seja, ficamos na água a treinar até a luz nos permitir. Chegar e não chegar a casa, às 20:00m estou pronto para finalizar o meu dia “ocupado”.
Swell-Algarve: O que mudou no teu surf?
Francisco Duarte: Penso que consegui melhorar em todos os aspectos desde que estou em Lisboa a treinar. De uma maneira geral, acho que hoje em dia já consigo fazer um surf mais de rail, mais fluido e técnico de frontside. De backside, penso que estou com um surf mais “à homem”, com mais rail, power e verticalidade. Ainda continua a existir muita coisa para ser trabalhada, tanto de frontside como de backside.
Swell-Algarve: Quais são os teus objectivos competitivos para este ano?
Francisco Duarte: Os objectivos competitivos para este ano vão passar por fazer o meu surf e competir bem. Claramente que tenho os meus objectivos quantitativos definidos, mas prefiro guardá-los para mim e para os meus treinadores com o objectivo de não criar pressão.
Swell-Algarve: Em 2014 fizeste o teu primeiro Pro Júnior Europeu ‘à séria’ (3 etapas). Vais fazer o circuito este ano?
Francisco Duarte: Vou fazer o Pro Júnior Europeu e vai ser o meu principal objectivo e foco para este ano.
—–
Comentários