A 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 tem um período de espera alargado de 14 a 17 de Fevereiro e poderá realizar-se na Praia do Forte Novo (Quarteira) ou na Praia da Falésia (Vilamoura), organizada pelo Quarteira Surf Project (QSP), escola de surf da associação Dinamika. “Vamos anunciar na quinta-feira, às 18h00, as datas concretas e o local”, disse Fábio Fragoso, presidente da Dinamika, ao Swell-Algarve, em contato telefónico feito esta segunda-feira à tarde.
Só ao final do dia 12 vamos saber se a etapa se realiza, ou não nos dias anunciados e em que datas concretas e local vai ser disputada a prova. As previsões sobre o estado do mar conhecidas nos últimos dias têm apresentado cenários diferentes para os dias da janela de espera da prova. Face a esta instabilidade nas previsões, a decisão para o ‘call’ só será tomada na quinta-feira, muito embora Fábio Fragoso tenha adiantado hoje a possibilidade de a prova realizar-se no domingo e na segunda-feira, dias 15 e 16 de Fevereiro.
Recorde-se que o Circuito Regional de Surf do Sul (assim como os restantes cinco circuitos regionais portugueses) qualificam os atletas até Sub-18 para disputar as finais nacionais Esperanças. Os circuitos regionais têm o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, entidade que procede à homologação dos resultados, incluindo os títulos de campeões regionais nas diversas categorias. No caso do Circuito Regional de Surf do Sul, a FPS escolheu a 2ª Etapa para realizar também a prova prática do curso de juízes iniciado em Portimão, no fim-de-semana 7 e 8 de Fevereiro.
No âmbito deste novo modelo, a 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul tem inscrições abertas para seis categorias oficiais: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. Os atletas inscritos nessas categorias têm de estar federados. A categoria Sub-16 Feminino ainda não se estreou neste circuito porque teve apenas uma inscrição na 1ª Etapa.
À semelhança do que aconteceu na 1ª Etapa, na Praia da Rocha, o QSP abriu também inscrições para duas categorias extra: Open e Longboard. Fábio Fragoso revelou ao Swell-Algarve que já tem mais de 20 atletas inscritos para a prova, incluindo alguns para o Open, referindo os nomes de João Ventura e de Luís Esteves. ambos do Clube de Surf de Faro.
As inscrições para a 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 estão abertas, precisamente, até 5ª feira, 12 de Fevereiro e devem ser enviadas por email, para o endereço qsurfp@gmail.com. A inscrição tem o valor de €20, estipulou o Quarteira Surf Project.
A chamada etapa de Quarteira era uma das quatro ‘escalas’ do antigo Circuito de Surf do Algarve. Em 2013 não se realizou por falta de ondas, tendo sido cancelada após dois adiamentos, numa altura que estava programada para Novembro. Em 2014, a etapa foi disputada nos dias 1 e 2 de Fevereiro e em locais diferentes nos dois dias: no primeiro dia competiram os atletas Sub-12, Sub-14 e Feminino na Praia do Forte Novo (Quarteira); no segundo dia competiram os atletas Sub-16 (pico secundário), Longboard e Open na Praia da Falésia (Vilamoura).
Forte Novo e Falésia oferecem condições distintas para a prática do surf. A Praia do Forte Novo é servida por uma longa direita. A Praia da Falésia tem uma esquerda rápida. São duas boas ondas, mas precisam de altura para proporcionarem espectáculo. No ano passado, o jovem talento da Caparica Guilherme Ribeiro foi ‘rei’ Sub-12 e Sub-14 no Forte Novo. Marlon Lipke foi o grande vencedor Open na Praia da Falésia, numa final contra Eduardo Fernandes, Miguel Mouzinho e Francisco Canelas. A prova contou também com a presença do ‘pro surfer’ Filipe Jervis, que na altura estava ainda a ganhar ritmo após lesão.
Guilherme Ribeiro já não corre o circuito regional do Sul, precisamente, devido às novas regras de qualificação para o Esperanças, que obrigam os atletas a qualificarem-se pelos circuitos da área do clube pelo qual estão federados. Marlon Lipke, que se adaptou bem à esquerda da Falésia, poderá estar presente, até porque já tem um bom resultado no Circuito Regional de Surf do Sul 2015: foi 2º classificado Open na 1ª Etapa, na Praia da Rocha.
Miguel Mouzinho, vencedor Open da 1ª Etapa, não deverá estar presente na 2ª Etapa em Quarteira/Vilamoura, porque tem uma viagem agendada para o fim-de-semana da janela de espera. A ausência do líder Open pode aumentar o apetite dos mais directos adversários, para ganharem posição no ‘ranking’ regional. Eduardo Fernandes, surfista Top 8 Liga Moche 2014 do Algarve Surf Clube, foi 3º classificado na Praia da Rocha e já no ano passado se deu bem na Falésia, onde foi finalista.
Aguardamos pela próxima quinta-feira, 12 de Fevereiro, para saber em que praia e em que datas vai ser disputada a 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015. O ‘call’ será feito ao final da tarde desse dia.
Links:
Comentários