Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas

Portimão na Rota da Elite

Rui Silveira (na foto) conquistou o título de campeão Laser no último dia, hoje, beneficiando do azar de Eduardo Marques, que liderava desde o primeiro dia em Portimão (@paulomarcelino)

Terminou este domingo, na Marina de Portimão, o VII Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas, que consagrou campeões João Rodrigues em RS:X (prancha à vela), Rui Silveira em Laser e a dupla João Vilas-Boas & Miguel Nunes em 470. O algarvio Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) sagrou-se vice-campeão em RS:X e João Rodrigues (Clube de Vela de Lagos) conquistou a medalha de bronze em Laser.

“A Marina de Portimão tem condições ímpares e para o ano, cá estaremos. Queremos fixar em Portimão a sede do campeonato de classes olímpicas e já pedimos à ISAF (federação internacional de vela) que a prova tenha categoria internacional e conte para o ranking mundial. A elite da vela europeia vai estar aqui”, anunciou José Manuel Leandro, presidente da Federação Portuguesa de Vela, que organizou o campeonato em conjunto com o Iate Clube Marina de Portimão.

Em conversa com o Swell-Algarve, José Manuel Leandro explicou que a Federação Portuguesa de Vela pretende usar a Marina de Portimão como sede do Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas. O objectivo da FPV é realizar o campeonato anualmente e em data fixa; uma semana antes do Carnaval, e oficializar o carácter internacional da prova, por forma a ter em Portimão, uma vez por ano, a elite europeia das classes olímpicas de vela.

O VII Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas apurou campeões masculinos e decorreu no campo de regatas ao largo da Praia da Rocha. Este campo de regatas é considerado por todos os atletas com quem falámos como “muito desafiante”, devido à direcção (tipicamente Noroeste) e instabilidade da força do vento, condições que tornam a prática da vela mais exigente e são do agrado da maioria dos competidores. Foram quatro dias com regatas diárias e céu azul, limpo, com vento mais forte nos dois primeiros dias e mais fraco nos restantes.

Dupla João Villas-Boas & Miguel Nunes, campeões de Portugal em 470

Dupla João Villas-Boas & Miguel Nunes, campeões de Portugal em 470 (@fpv)

Hoje, domingo, último dia do campeonato, foram disputadas duas regatas pelas classes Laser e 470, com vento fraco de 4 a 6 nós, que baixou da parte da tarde para os 2 nós e, assim, impediu a realização de qualquer regata RS:X. Foi um dia de emoções fortes na frota Laser, onde o líder Eduardo Marques partiu a ponteira do mastro na primeira regata (que não concluiu) e mesmo vencendo a segunda perdeu o título, por um ponto, para o favorito Rui Silveira“Cometi muitos erros, o que não me permitiu andar sempre bem (era 2º desde o primeiro dia). O Eduardo, apesar de velejar muitas vezes melhor, acabou por não ganhar”, disse o campeão Laser, ao Swell-Algarve.

Rui Silveira, 24 anos, foi o velejador que, na recente prova mundial em Santander, qualificou Portugal na categoria Laser para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O representante português em Laser nesses Jogos será decidido em provas nacionais de qualificação ainda por realizar. Eduardo Marques, duas vezes campeão nacional júnior, duas vezes campeão nacional absoluto Radial e duas vezes campeão nacional Sub-21 Standard, vai estar na luta por esse lugar.

Ainda na frota Laser, o último dia foi também uma jornada de emoções fortes na luta pelo terceiro lugar, que nos dois dias anteriores alternou entre dois velejadores algarvios: João Rodrigues (CVLagos) e Santiago Sampaio (CNPortimão). O velejador portimonense chegou ao último dia em 3º, mas João Rodrigues recuperou o lugar do bronze, principalmente, com a vitória na primeira regata do dia, a única vitória algarvia em regatas Laser durante todo o campeonato.

O resultado de João Rodrigues impressiona ainda mais porque é velejador de Laser Radial e usou pela primeira vez neste campeonato a vela olímpica Standard, de maiores dimensões. O Clube de Vela de Lagos inscreveu quatro competidores nesta classe, disputada por um total de oito velejadores. “Foi uma boa experiência”, comentou o treinador do clube, Rui Raimundo, ao Swell-Algarve.

A classe 470 foi dominada pela dupla João Villas-Boas & Miguel Nunes, que venceu cinco das oito regatas disputadas nos quatro dias de campeonato. Esta dupla formou-se em Outubro último e o elemento mais experiente é o proa Miguel Nunes, 38 anos de idade e quatro presenças em Jogos Olímpicos. “Foi um bom treino para a dupla. Estamos muito contentes. Agora, o objectivo é qualificar o País para os Jogos Olímpicos”, disse Miguel Nunes, ao Swell-Algarve. A qualificação vai ser disputada em Outubro próximo, numa prova em Israel.

João Rodrigues, Campeão de Portugal em RS:X (@paulomarcelino)

João Rodrigues, Campeão de Portugal em RS:X (@paulomarcelino)

Para a classe RS:X este foi o primeiro Campeonato de Portugal desde a substituição da Mistral pela RS:X como classe olímpica de pranchas à vela… há dez anos. João Rodrigues venceu cinco das sete regatas disputadas no campeonato e foi segundo nas outras duas, sagrando-se campeão sem qualquer surpresa. O veterano madeirense tem 43 anos de idade e seis presenças em Jogos Olímpicos, tendo alcançado o 6º lugar nos jogos Atenas 2004.

No recente mundial em Santander, João Rodrigues falhou o apuramento olímpico de Portugal em RS:X por muito pouco. O campeonato apurou os 18 primeiros classificados e o madeirense foi 19º. Há um problema de secretaria com um velejador russo apurado e que ainda está por resolver, o que pode ainda resultar no apuramento de Portugal, mas João Rodrigues está já focado em conquistar esse apuramento na água, numa prova a disputar em Omã, em Outubro.

“Fico satisfeito que a RS:X tenha, finalmente, um Campeonato de Portugal”, comentou o campeão, ao Swell-Algarve. Apesar da satisfação, João Rodrigues salientou o paradoxo da espera de uma década pela consagração de um campeão português nesta classe e lamentou haver poucos clubes a apostar no windsurf, até porque – diz João Rodrigues – “o RS:X é, de longe, a mais barata de todas as classes olímpicas de vela”.

O algarvio Miguel Martinho conquistou ’em casa’ o título de vice-campeão de Portugal de RS:X. Foi 4º classificado na frota, mas o segundo melhor português, o que constitui um excelente resultado para o multicampeão nacional de Formula Windsurfing, uma vez que não andava de RS:X há oito anos e nem teve tempo de efectuar treinos de adaptação ao equipamento olímpico que lhe foi emprestado.

—-

PÓDIOS DAS MEDALHAS

Pódio Laser (@paulomarcelino)

Pódio Laser (@paulomarcelino)

Laser

1. Rui Silveira (CNHorta)

2. Eduardo Marques (CNCascais)

3. João Rodrigues (CVLagos)

Pódio 470 (@paulomarcelino)

Pódio 470 (@paulomarcelino)

470

1. João Villas-Boas & Miguel Nunes (CNCascais)

2. António Matos Rosa & João Matos Rosa (CNCascais)

3. Diogo Pereira & Manuel Macedo (CNCascais)

Pódio RS:X (@paulomarcelino)

Pódio RS:X (@paulomarcelino)

RS:X

1. João Rodrigues (CTMar)

2. Miguel Martinho (CNPortimão)

3. Frederico Rodrigues (CTMar)

 

—-

Classificação Final – VII Campeonato de Portugal de Classes Olímpicas

 

470

1. João Villas Boas & Miguel Nunes (CNCascais) | 1º+1º+1º+1º+(6º)+3º+4º+1º = 12pts

2. António Matos Rosa & João Matos Rosa (CNCascais) | 2º+2º+2º+2º+2º+2º+1º+(4º) = 13pts

3. Sofia Toro & Laura Sarasola (SC) | (6º)+3º+4º+3º+1º+1º+2º+3º = 17pts

4. Sara Carmo & Matilde Melo (CNCascais/OZenergia) | 3º+5º+5+(DNC)+5º+5º+3º+5º 0 31pts

5. Diogo Pereira & Manuel Macedo (CNCascais) | 4º+7º+3º+5º+3º+7º+6º+(DNF) = 35pts

6. João Westwood & Pedro Cruz (CNCascais) | 7º+6º+(DNC)+6º+4º+4º+7º+2º = 36pts

7. Frederico Lacerda & Miguel Matos Rosa (CNCascais) | 5º+4º+6º+4º+(7º)+6º+5º+6º = 36pts

———

Laser

1. Rui Silveira (CNHorta) | 1º+3º+OCS+2º+2º+4º+2º+2º = 16 pts

2. Eduardo Marques (CNCascais) | 3º+1º+1º+1º+(DNF)+1º+DNC+1º = 17pts

3. João Rodrigues (CVLagos) | 2º+(6º)+2º+4º+4º+6º+1º+4º = 23pts

4. Santiago Sampaio (CNPortimão) | (5º)+4º+3º+3º+1º+5º+4º+3º = 23 pts

5. Luís Manso (CVAtlântico) | 6º+2º+5º+6º+5º+2º+3º+(DNC) = 29pts

6. Pedro Costa (CVLagos) | 4º+(5º)+4º+5º+3º+3º+5º+5º = 29 pts

7. David Sousa (CVLagos) | 7º+(8º)+6º+8º+6º+7º+7º+6º = 47pts

8. Ezra Wansink (CVLagos) | 8º+7º+7º+7º+7º+8º+6º+(DNC) = 50pts

———

RS:X

1. João Rodrigues (CTMar) | (2º)+1º+1º+1º+2º+1º+1º = 7pts

2. Borja Serra (CNPuerto Sherry) | 3º+3º+2º+(OCS)+3º+2º+2º = 15pts

3. Karel Lavicky (Checo) | 1º+2º+4º+3º+1º+(OCS)+5º = 16pts

4. Miguel Martinho (CNPortimão) | 4º+4º+5º+2º+(OCS)+5º+6º = 26 pts

5. Frederico Rodrigues (CTMar) | 6º+6º+(7º)+4º+4º+3º+4º = 27pts

6. Guilherme Marques (CNFunchal) | 5º+5º+3º+5º+5º+4º+(7º) = 27pts

7. Pedro Moura (CNCascais) | (7º)+7º+6º+6º+6º+6º+3º = 34pts

Comentários