#1 Circuito Regional de Surf do Sul

Check In no Molhe Novo da Rocha

Francisco Duarte durante uma sessão de treino, hoje, pelas 17h00 (@paulomarcelino)

A primeira etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2015 vai decorrer este fim-de-semana, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, na Praia da Rocha, Portimão, organizada pela escola de surf Playsurf, Iate Clube Marina de Portimão e Federação Portuguesa de Surf. O check-in no sábado será às 08h00, na zona do miradouro do molhe novo, no extremo poente da praia, onde a prova vai ser disputada nesse dia, mudando-se do pico tradicional no lado oposto da praia por causa das previsões de vento forte. Os atletas para a primeira bateria têm de estar na água às 09h00.

O Swell-Algarve é ‘media partner’ oficial do evento. Segundo adiantou Bruno Freitas, da Playsurf, a prova deverá regressar à esquerda clássica da Rocha, no pico do molhe nascente (junto ao rio), no domingo, dia para o qual se prevê menos vento. Até à meia-noite de quinta-feira, prazo limite para inscrições, a organização tinha 70 atletas inscritos para a etapa, incluindo as categorias extra Open e Longboard.

Este é o primeiro ano do novo modelo criado pela Federação Portuguesa de Surf para o Circuito Nacional de Surf Esperanças (até Sub-18). Neste novo modelo, os circuitos regionais são a plataforma de qualificação oficial dos atletas para os eventos nacionais que irão decidir os campeões portugueses de surf Esperanças. Existem seis circuitos regionais e o do Sul abrange toda a zona costeira sul do País, desde o concelho de Grândola (Alentejo) até Vila Real de Santo António (Algarve).

Os vencedores dos circuitos regionais serão campeões regionais nas respectivas categorias. Qualificam-se para o Nacional, em cada circuito regional, os dois melhores Sub-12 e Sub-16, os 4 melhores Sub-14, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino e os 7 melhores Sub-18. Os títulos de campeão nacional serão decididos num único evento final (na realidade serão três eventos, por cada um vai agrupar duas categorias).

Mais atletas treinaram esta tarde na Rocha, como António Silveira, Henrique Poucochinho e Ricardo Augusto (@paulomarcelino)

Mais atletas treinaram esta tarde na Rocha, como António Silveira, Henrique Poucochinho e Ricardo Augusto (@paulomarcelino)

Por serem provas oficiais de qualificação para o Nacional Esperanças, as etapas dos circuitos regionais são disputadas com seis categorias oficiais: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino. A Etapa 1 do Circuito Regional de Surf do Sul 2015, este fim-de-semana, na Praia da Rocha, não vai ter competição em Sub-16 Feminino porque só havia uma atleta inscrita, Concha Balsemão (Portimão Surf Clube). Esta atleta vai competir em Sub-18 Feminino, categoria em que também está inscrita.

Além das categorias oficiais, os organizadores das provas regionais são livres de incluir categorias extra. A Playsurf incluiu duas categorias extra – Open e Longboard – na etapa da Praia da Rocha. O Longboard tem quatro atletas inscritos (até à meia-noite de quinta-feira), pelo que deverá ser realizada uma final directa. Para o Open estão inscritos 24 atletas, o que ultrapassou o limite anunciado de 16 inscrições mas foi aceite pela organização devido ao interesse e qualidade dos atletas que vão entrar na prova.

Este fim-de-semana, na Praia da Rocha, além dos melhores surfista algarvios até Sub-18 vão estar também em competição quase todos os melhores surfistas algarvios (e não só) na categoria Open, incluindo os top nacional Marlon Lipke, Miguel Mouzinho, Pedro Tomás Alcobia, Paulo Almeida, Ivan Bailote e Eduardo Fernandes, Top 8 Liga Moche, que não sendo algarvio é atleta do Algarve Surf Clube.

Na categoria Open vão estar ainda presentes surfistas mais adeptos do ‘free surf’, mas de enorme qualidade, como são os casos de Basile Belime e de André Mouzinho, irmão de Miguel Mouzinho, atleta seis vezes vencedor Open do Circuito de Surf do Algarve.

Zona de competição escolhida para sábado estava assim na sexta-feira pelas 16h00. Previsões eram para subir (@paulomarcelino)

Zona de competição escolhida para sábado estava assim na sexta-feira pelas 16h00. Previsões eram para subir (@paulomarcelino)

Esta prova marca ainda o regresso à competição de Jakob Lilienweiss, atleta de Tavira que sofreu uma rutura de menisco no final de Outubro do ano passado. Jakob vai competir em Open e Sub-18 e o Swell-Algarve aplaude o regresso deste promissor ‘power surfer’ à competição.

A categoria Sub-18 vai ser muito competitiva na Rocha. Estão confirmadas as presenças dos dois melhores algarvios nesta categoria, atletas top nacional: Frederico ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte. Recorde-se que Martim foi, em 2014, o quinto melhor Sub-18 nacional. Vão ser desafiados por outros ‘young guns’ da nova geração algarvia, como António Silveira, Francis Gregório e António Dionísio, campeão regional Sub-16 no ano passado.

Apesar de as previsões apontarem para um sábado com muito vento e forte agitação marítima, com ondulação muito desordenada, o pico do molhe poente na Rocha deverá providenciar boas direitas e a qualidade dos surfistas na água é enorme. Está previsto para sábado que o ‘swell’ tenha o dobro da força do que teve esta sexta-feira. Domingo será um dia com menos vento e mais sol.

Comentários