APB World Tour 2015

Dois Eventos em Portugal

Esta é a onda na Praia do Norte, Nazaré, que vai estrear-se em 2015 no circuito mundial de bodyboard APB Tour
 
O Circuito Mundial da Associação de Professionais de Bodyboard (APB) em 2015 vai ter dois eventos em Portugal. Além do já habitual Sintra Pro, a APB acrescenta este ano um novo evento na escala portuguesa do ‘world tour’: Nazaré. Ambos os eventos estão incluídos nos calendários masculino e feminino, são as únicas etapas europeias do circuito mundial e estão previstas decorrer em Setembro. 
 
De acordo com o calendário provisório, o APB Tour 2015 vai começar em Maio, no Chile, e tem 13 eventos masculinos e 9 femininos. Regressam este ano ao circuito mundial de bodyboard eventos importantes como Tehaupoo (Tahiti, só masculino), Shark Island (Austrália, só masculino) e Encanto (Middles, Porto Rico, evento que encerra os calendários masculino e feminino). E vão estrear-se novos eventos na América Central e do Sul (Panamá e um terceiro evento brasileiro), Maldivas e Portugal (Nazaré).
 
A estreia absoluta das Maldivas e a ausência de Pipeline (Havai) são as principais novidades de um ponto de vista mundial. A APB explica que não foi possível agendar Pipeline em 2015 por causa de problemas com licenças e promotores, mas espera que o evento regresse ao ‘world tour’ em 2016. 
 
Todos os eventos masculinos têm um ‘prize money’ de 25 mil dólares cada, excepto o Encanto Pro (35 mil dólares). O ‘prize money’ de cada evento feminino é de 15 mil dólares, excepto o BPF Venezuela (20 mil dólares) e o Encanto Pro (35 mil dólares).
 
Do ponto de vista nacional, a grande novidade é a integração da Nazaré no calendário do circuito mundial de bodyboard. Recorde-se que o circuito nacional em 2014 foi concluído, precisamente, na Nazaré, num dia épico que ficará na memória de todos os atletas portugueses. 
 
As ondas da Nazaré são conhecidas internacionalmente por causa do seu tamanho gigante e do recorde que nelas foi estabelecido pelo havaiano Garrett McNamara. Em frente à Praia do Norte, a rebentação é pesada mas – num dia bom – tem formação ideal para a prática do bodyboard de alta competição.
 
A APB sublinha que o calendário é provisório (todos os eventos estão assinalados com as iniciais TBC; “to be confirmed”) e que a confirmação de cada evento será feita 3 meses antes da sua data prevista. Veja os calendários:



Calendários APB World Tour 2015 (provisórios)

Masculino
Arica Chilena Challenge (El Gringo, Chile, 8-17 Maio) 5*
Antofagasta (Chile, 20-24 Maio) 3*
Bahia Pro (Braía, Brasil, 16-21 Junho) 4*
Panama Pro (Praia Vario, Panamá, 25 Junho – 4 Julho) 4*
Itacoatiara Pro (Itacoatiara, Brasil, 1-12 Julho) 5*
Shark Island / Nugen Mobile NSW (NSW Costa Leste, Austrália, 14-25 Julho) 5*
Maldives Pro (Towns, Maldivas, 5-16 Agosto) 5*
SINTRA PRO (Sintra, Portugal, 8-13 Setembro) 4*
NAZARE PRO (Nazaré, Portugal, 16-27 Setembro) 5*
Teahupoo (Teahupoo, Tahiti, 1-11 Outubro) 5*
BPF Venezuela (Praia Marguerita, Venezuela, 17-24 Outubro) 2*
Katherine Mello Pro (Brasil, 28 Outubro – 1 Novembro) 4*
Encanto Pro (Middles, Porto Rico, 4-15 Novembro) 5*

Feminino
Antofagasta (Chile, 20-24 Maio) 4*
Bahia Pro (Braía, Brasil, 16-21 Junho) 4*
Panama Pro (Praia Vario, Panamá, 25 Junho – 4 Julho) 4*
Itacoatiara Pro (Itacoatiara, Brasil, 1-12 Julho) 5*
SINTRA PRO (Sintra, Portugal, 8-13 Setembro) 5*
NAZARE PRO (Nazaré, Portugal, 16-27 Setembro) 5*
BPF Venezuela (Praia Marguerita, Venezuela, 17-24 Outubro) 2*
Katherine Mello Pro (Brasil, 28 Outubro – 1 Novembro) 4*
Encanto Pro (Middles, Porto Rico, 4-15 Novembro) 6*



Comentários