Mundial em Lagos Conta para Taça Europeia

 
O ‘Monsaraz World Festival Championship 2015 (Masters, Youth, Women)’, campeonato do Mundo de Formula Windsurfing que vai decorrer em Lagos, nos dias 27 de Abril a 2 de Maio, foi aberto aos escalões seniores, ‘grand-masters’ e veteranos, mas sem atribuição de título mundial a estes novos grupos etários. A inclusão dos seniores (atletas dos 20 aos 34 anos de idade) tem como efeito a entrada do evento no circuito Taça Europeia de Formula 2015.
 
O Mundial de Masters, Juventude e Mulheres 2015, noticiado em primeira mão pelo Swell-Algarve no passado dia 21 de Novembro, vai decidir três dos quatro títulos mundiais a atribuir pela International Windsurfing Association (IWA) em 2015. A prova em Lagos é organizada pelo Clube de Vela de Lagos e pela Associação Formula Windsurfing Portugal, com o patrocínio Carmim. Vai ser a estreia do novo modelo que separa a competição feminina do mundial masculino absoluto, que está em vias de ser anunciado e vai realizar-se nos Açores, apurou o Swell-Algarve.
 
Vasco Chaveca, presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal, explicou a razão para incluir mais três escalões no Mundial em Lagos: “Esta alteração foi efectuada para termos mais gente em prova”, declarou o responsável, ao Swell-Algarve.  O maior escalão competitivo é, precisamente, o dos seniores, grupo no qual se inserem cada vez mais atletas portugueses, que ficam assim em condições de competir ’em casa’ e pontuar para o ‘ranking’ europeu.
 
A organização está preparada para dividir frotas na sequência da abertura da prova a mais escalões. “Se houver mais do que 70 atletas, vamos dividir as frotas de acordo com os títulos mundiais em jogo. Se tivermos mais do que 10 mulheres faremos largadas separadas para esta categoria”, explicou Vasco Chaveca, ao Swell-Algarve.



Links:
Primeira Notícia Sobre o Mundial em Lagos



Comentários