A Associação Formula Windsurfing Portugal anunciou que esta classe de ‘prancha à vela’ não estará presente no 41º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, contrariando o anúncio feito pelo organizador Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV). O prestigiado torneio de vela vai decorrer nos dias 14 a 16 de Fevereiro e o CIMAV incluiu Formula Windsurfing na lista de classes participantes que consta no anúncio de regata. “Esta informação é falsa”, alega a associação da classe, pedindo a todos os atletas que “não tenham atenção às informações enviadas pelo clube CIMAV”.
A Associação Formula Windsurfing Portugal garante que já tinha informado o CIMAV e a Federação Portuguesa de Vela sobre os motivos da não participação da classe no Torneio. As razões derivam, principalmente, da “falta das mínimas condições de segurança para a Classe de Formula Windsurfing”. A associação dá como exemplo o facto de a linha de largada da classe Formula se encontrar a cerca de 8km do local onde tem sido feito o acesso à água pelas restantes classes. Esta determinação torna “impossível voltar a terra por qualquer motivo, além de muitos atletas mais novatos chegarem ao campo de regatas já sem forças”, acrescenta a associação.
A AFWP denuncia ainda a “falta de barcos de segurança” no torneio, dando o exemplo de atletas que, em 2013, tiveram de esperar mais de duas horas até serem resgatados, numa praia próxima do campo de regatas, porque as condições de vento e de mar impossibilitavam a navegação autónoma até ao porto de abrigo.
Comentários