O equilíbrio é fundamental na prática do surf. Neste 5º artigo da série em colaboração com a Fisiorider explicamos o sistema de controlo postural e damos exemplos de alguns exercícios de treino diário que permitem ao surfista melhorar a sua estabilidade na prancha e conseguir melhor rendimento nas manobras praticadas na superfície instável da onda.
O que é o equilíbrio postural?
O conceito de equilíbrio está associado à ideia do corpo em postura estável. Do ponto de vista mecânico, diz-se que um corpo está equilíbrio estático quando diversas forças e momentos agem sobre ele em sentidos opostos e se anulam (Duarte, 2000).
O equilíbrio é fundamental para as diversas actividades do quotidiano, para manutenção da independência das pessoas, sendo as situações de desequilíbrio fatores possivelmente responsáveis por quedas e, consequentemente associado ao risco de lesões.
O sistema de controlo postural é constituído por três sistemas sensoriais: o visual, o vestibular e o somato-sensorial. Aliado a esses sistemas existe também a relação equilíbrio postural com as funções motoras (força de membros inferiores, agilidade, coordenação e velocidade) as quais são responsáveis pelos movimentos que auxiliam na manutenção da posição ereta estável, no caso de equilíbrio estático.
O equilíbrio é uma habilidade motora que depende da interação entre vários sistemas: o sistema sensitivo-sensorial (visual, vestibular e somato-sensorial), tempo de reacção, sistema motor (sinergias de reação músculo-temporal, força muscular e amplitude articular), os centros de equilíbrio (SNC), processamento cognitivo, sistemas adaptativos, morfologia corporal (altura, centro de massa, comprimento dos pés, distribuição do peso), sistema visual, sistema vestibular, factores biomecânicos e orientação espacial (Figura 1). Depende, igualmente, da interação destes sistemas com contextos ambientais e funcionais.
O sistema sensorial fornece informações sobre a posição de segmentos corporais em relação a outros segmentos e ao ambiente; o sistema motor é responsável pela ativação correta dos músculos durante a realização de movimentos; o sistema nervoso central (SNC) integra informações provenientes do sistema sensorial para coordenar as respostas neuromusculares adequadas.
![]() |
Exercício 2: Equilíbrio com joelhos apoiados em Bola de Pilatos |
O equilíbrio ocorre em resposta à gravidade e força de reação ao solo, permitindo que o corpo permaneça na posição desejada e, pode ocorrer, igualmente, em resposta a uma perturbação (alteração sensorial do ambiente envolvente) permitindo que o corpo se mova de forma controlada.
Os fatores biomecânicos mais importantes para a manutenção do equilíbrio são:
• O Centro de Massa (CM). O CM é um conceito muito semelhante ao centro de gravidade, que se define pelo ponto onde se encontra a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo.
• O Centro de Pressão (CP). O CP é o ponto de aplicação da resultante das forças verticais atuando na superfície de suporte.
![]() |
Exercício 3: Progressão de Exercício 2 para Dropknee |
O centro de massa ou centro de gravidade, com um ponto no qual a sua massa ou peso esteja distribuído uniforme, faz com que o corpo fique em equilíbrio, relacionando-se com o surf quando ocorrem ações de movimentação nos membros para execução de remadas, quando se “fura” as ondas, no momento do “drop”, assim como nas diversas manobras e amplitudes.
O surf é um desporto que exige do atleta não apenas treino e exercícios diários, mas também uma concentração para execução de manobras que possam render-lhe o resultado esperado.
A ação muscular está diretamente ligada à disposição da propriocepção nervosa, estabelecendo controlo sensitivo e resposta motora adequada aos movimentos exigidos, assim como manutenção da postura e equilíbrio corporal advindo do centro nervoso pelo cerebelo.
![]() |
Exercício 4: Equilíbrio em apoio unipedal sobre superfície instável (Bosu) |
Porém, a situação de equilíbrio consiste ainda de outros dois sistemas, o visual e o vestibular, que contribuem diretamente com o campo de atuação para execução deste, bem como orientando a posição da cabeça quando dos movimentos do corpo.
O surf é afetado pela natureza dos movimentos realizados, como pela condição ambiental. O surfista tem que receber as informações sensoriais ao seu redor, tendo como resposta uma vasta combinação de movimentos complexos, feitos num ambiente instável e imprevisível.
![]() |
Exercício 5: Simulação de equilíbrio em surf sobre superfície instável |
Temos que ter em consideração o equilíbrio como uma base de treino no surf. Este é responsável por prevenir quedas, melhorar o equilíbrio, melhorar o rendimento físico, postura, melhorar a performance, evolução do desporto. Não só na aprendizagem, mas também, essencial para evolução da performance para surfistas mais avançados. A literatura científica indica que promoção de equilíbrio numa base de treino tem melhoras desportivas como físicas.
Texto: Filipe Costa, fisioterapeuta (FisioRider)
Modelo: Marta Theriaga, surfista
Links (série FisioRider):
A Importância do Ombro
Treino Personalizado Previne Lesões
Papel do Joelho no Surf
Fisioterapia Melhora Performance
Texto: Filipe Costa, fisioterapeuta (FisioRider)
Modelo: Marta Theriaga, surfista
Links (série FisioRider):
A Importância do Ombro
Treino Personalizado Previne Lesões
Papel do Joelho no Surf
Fisioterapia Melhora Performance
Comentários