![]() |
Jakob Lilienweiss, 17 anos, surfista residente em Tavira, atleta do Clube de Surf de Faro |
Jakob Lilienweiss está a recuperar de uma lesão grave, que sofreu há cinco semanas e só agora foi absolutamente diagnosticada. O jovem e promissor surfista de Tavira caiu mal numa manobra de junção e sofreu estiramento do ligamento externo do joelho esquerdo com consequente rutura de menisco. O atleta do Clube de Surf de Faro está a cumprir um rigoroso programa de fisioterapia e deve voltar à água dentro de três semanas.
O acidente ocorreu num dia de Levante, no final de uma sessão “com altas ondas” no ‘spot’ favorito do atleta, a Ilha de Tavira. “Vou sem velocidade a uma junção buracosa e faço um reentry, acontece que como estava sem velocidade não consegui projetar para a frente e acabei por aterrar depois do impacto do lip no bottom, não tive as pernas suficientemente fletidas e acabei por aterrar mal“, explicou Jakob Lilienweiss, ao Swell-Algarve.
Jakob cumpriu três semanas de descanso e voltou à água, mas sentiu dores e decidiu ir a um hospital e submeter o joelho esquerdo a uma ressonância magnética. O resultado chegou esta semana: estiramento do ligamento externo com consequente rutura de menisco.
Depois de procurar algumas opiniões clínicas e a conselho de Octávio Lourenço, da Ferox, Jakob Lilienweiss aceitou a avaliação e o tratamento proposto pelo fisioterapeuta Fernando Belo, especialista em lesões no joelho e profissional com larga experiência no acompanhamento de atletas de alta competição. O atleta iniciou ontem o programa de recuperação do joelho: “Acha totalmente desnecessário ser operado, apenas sou ‘obrigado’ a fazer fisioterapia em todos os seus ramos durante as próximas 3 semanas e devo poder voltar a agua”, revelou Jakob, ao Swell-Algarve.
Depois de algumas semanas de aflição sobre como lidar com a primeira lesão grave da sua carreira, Jakob Lilienweiss acredita ter encontrado a melhor solução: “Sinto que estou, finalmente, em boas mãos”, diz o atleta.
![]() |
Surfista com o pai, em Fevereiro deste ano, na Praia da Falésia, 2ª Etapa do Circuito de Surf do Algarve 2014 (foto:PauloMarcelino) |
Jakob Lilienweiss tem ascendência alemã e chegou a Portugal com 7 anos de idade. Começou a praticar surf há 4 anos, por vontade própria e com muito apoio dos pais… e teve uma evolução vertiginosa. Este ano disputou duas etapas da Liga Moche e o campeonato alemão (em França), representou a Alemanha no Mundial de Juniores no Equador e correu o Circuito de Surf do Algarve. Tem agora 17 anos de idade – vai completar os 18 no próximo dia 11 de Abril – e alia ao talento do seu ‘power surf’ uma maturidade, um caráter ponderado que constitui uma mais-valia no desporto… e na vida.
Apesar de estar a lidar com a mais grave lesão de sempre, Jakob tem já objectivos claros para 2015. Em primeiro lugar quer recuperar a melhor forma física possível e manter esse nível. “Agora estou a sentir na própria pele que se estivesse estado melhor preparado a nível de joelhos talvez não tivesse acontecido o que aconteceu”. Esta é a lição que tirou do azar sofrido. Depois, acrescenta Jakob: “Voltar a ficar em forma dentro de água, em cima da prancha, e pensar em 2015”.
Os objectivos de Jakob Lilienweiss para a próxima época desportiva são assim definidos pelo próprio atleta: “Correr o regional do Algarve, tentar conseguir um bom ranking no nacional Esperanças Sub-18, ir a algumas etapas da Liga Moche e tentar passar uns heats, tentar ir a algumas etapas do Pro Junior Europeu para ganhar experiência e ir representar a seleção alemã ao campeonato mundial da ISA, e claro ir ao nacional da alemanha no fim de 2015”.
O Swell-Algarve expressa aqui os votos de melhoras de Jakob Lilienweiss, por quem aguardamos no ‘line up’, onde ainda tem muita pintura para desenhar com o ‘rail’ nas ondas.
Links:
Jakob no Mundial pela Alemanha – balanço feito pelo atleta
Comentários