![]() |
Selecção de Portugal ao Mundial de Pesca Submarina no Peru. Algarvio Jody Lot de pé, à direita |
Portugal revalidou o título de vice-campeão mundial de pesca submarina. A selecção portuguesa ao 29º Campeonato do Mundo de Pesca Submarina, que decorreu no Peru, de 29 de Outubro a 2 de Novembro, integrou o atleta algarvio Jody Lot, que foi campeão do mundo em 2012. Este ano, o ‘caçador alvorense’ conquistou o 6º lugar na classificação individual, num campeonato disputado em condições difíceis.
A selecção de Portugal ao 29º Campeonato do Mundo de Pesca Submarina foi composta por três atletas titulares – Jody Lot, João Peixeiro e Pedro Domingues – e mais três atletas timoneiros/ajudas – André Domingues (reserva), Carlos Lourenço e Rui Torres (capitão). A equipa lusa viajou para Lima no passado dia 10 de Outubro e realizou várias saídas de exploração nas zonas do campeonato a Sul (Santa Maria del Mar-Pucusana) e a Norte (Santa Maria del Mar-Punta Arica) da capital peruana.
As duas jornadas efectivas de pesca foram realizadas no fim-de-semana 1 e 2 de Novembro, com a duração de 5 horas cada. A primeira jornada, sábado, levou os atletas para a zona de Santa Maria del Mar-Pucusana e a segunda jornada, domingo, foi disputada na zona Santa Maria del Mar-Punta Arica. Ambas as jornadas foram servidas por condições difíceis, com mar muito forte e visibilidade quase nula (1m a 1,5m), o que se reflectiu em poucas capturas, com alguns atletas a ficarem mesmo ‘a zero’.
Os três atletas titulares portugueses realizaram uma primeira jornada fraca – Jody Lot era 12º, Pedro Domingues 16º e João Peixeiro 20º – mas conseguiram recuperar na segunda jornada, domingo 2 de Novembro, garantindo a renovação do título de vice-campeão do mundo para Portugal. A Espanha sagrou-se campeã do Mundo por equipas e na tabela individual.
Nas contas finais do campeonato, o melhor português foi Pedro Domingues (5º), seguido por Jody Lot (6º) e João Peixeiro (15º).
Links:
Comentários