![]() |
Algarvio Diogo Lopes (KCCA, de preto) conquistou dois títulos de campeão nacional em Montemor-o-Velho |
O Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) conquistou três títulos de campeão no Campeonato Nacional de Velocidade em canoagem disputado em Montemor-o-Velho, no fim-de-semana 26 e 27 de Julho. Os ‘castores’ conquistaram ainda neste campeonato nacional dois títulos de vice-campeões e duas medalhas de bronze (dupla K2). O Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA) também esteve presente na prova e conquistou duas medalhas de bronze.
Devido ao elevado número de inscrições, a Federação Portuguesa de Canoagem decidiu dividir o Campeonato Nacional de Velocidade em duas provas, ambas no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. A primeira foi disputada para as categorias Juniores, Seniores e Veteranos. A segunda vai decorrer no fim-de-semana de 2 e 3 de Agosto, para as categorias Iniciados, Infantis e Cadetes.
KCCA – 7 MEDALHAS (6 pódios)
Diogo Lopes (KCCA) foi o canoísta que mais se destacou na primeira prova deste campeonato nacional, confirmando o seu estatuto de mais rápido remador português da actualidade na distância de 200 metros, na qual se sagrou vice-campeão mundial júnior K1, em 2013.
A disputar o seu primeiro ano como sénior, Diogo Lopes sagrou-se campeão nacional em K1 200m e K2 200m, nesta última categoria em dupla com Diogo Fazenda (6º em K1 200m). Esta mesma dupla do KCCA disputou a Final A de K2 1000m, na qual terminou em 5º lugar.
Belén Acuña (KCCA) sagrou-se campeã nacional em K1 500m, no escalão Veteranos B, com mais de 5 segundos de vantagem sobre a segunda classificada. No escalão Juniores, a ainda cadete Beatriz Reis (KCCA), de 16 anos de idade, conquistou dois títulos de vice-campeã nacional, em K1 200m e K1 500m.
A dupla Tiago Justino e Miguel Ferreira (KCCA) alcançou medalha de bronze em K2 200m juniores. Referência ainda para as duas finais disputadas por Ana Bebiano em seniores feminino (4ª em K1 500m e 5ª em K1 200m) e também para os veteranos Nuno e Orlando Silva (5º lugar na Final A de K2 1000m) e para Tiago Justino (4º lugar na Final B de K1 200m).
É de sublinhar que Maria Cabrita (KCCA) foi impossibilitada de competir neste campeonato por decisão da equipa técnica nacional, devido à proximidade do Campeonato do Mundo de Velocidade Absolutos (Moscovo, 6-10 Agosto), onde vai competir em K4 feminino. Maria Cabrita conquistou medalha de bronze em K2 500m no Campeonato da Europa de Sub-23 (Junho) e foi finalista também em K2 500m no Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 (Julho).
GDA – 6 MEDALHAS (2 pódios)
O Grupo Desportivo de Alcoutim reforçou a presença algarvia no Campeonato Nacional de Velocidade em canoagem ‘Parte 1’ (Juniores/Seniores/Veteranos) e conquistou mais duas medalhas para a canoagem do Algarve.
A dupla Hugo Carmo e Micael Marques (GDA) alcançou medalha de bronze em K2 1000m, no escalão Juniores. Neste mesmo escalão, a tripulação constituída por Hugo Carmo, Micael Marques, Pedro Jeremias e João Rodrigues (GDA) conquistou a medalha de bronze em K4 1000m.
Na equipa GDA em Montemor-o-Velho, referência ainda para João Simão (1º lugar na Final B em C1 1000m seniores), para as duplas Hugo Carmo e Pedro Jeremias (5º lugar na Final A em K2 200m juniores) e Micael Marques e João Rodrigues (2º lugar na Final B em K2 200m juniores) e ainda para Pedro Jeremias (9º lugar na Final A em K1 200m juniores).
Links:
Comentários