pub

Regatas até 2 de junho

Campeonato Europeu de Moth Começa em Lagos

Os pequenos Moth são barcos vertiginosos. A classe estabeleceu-se em Portugal apenas o ano passado (®MartinaOrsini/MarinaLagos)
pub

Começou esta terça-feira, 28 de maio, o programa oficial de regatas de competição no Campeonato Europeu de Moth 2019, a decorrer na Baía de Lagos até domingo, 2 de junho, organizado por Clube de Vela de Lagos. Excelente oportunidade para testemunhar a evolução na água dos mais rápidos pequenos barcos de Vela Ligeira, numa classe representada como associação em Portugal apenas desde o ano passado.

Os Moth são pequenos barcos à vela, com cerca de três (3) metros de comprimento, que evoluem sobre hydrofoils e são governados por um único tripulante. Voam acima da superfície do mar e oferecem uma grande margem de manobra.

A Associação Portuguesa da Classe Moth estabeleceu-se em 2018 e é presidida pelo olímpico Martinho Fortunato, comodoro da Clube de Vela de Lagos. “Penso que este evento vai permitir aumentar o número de praticantes em Portugal”, diz Martinho Fortunato, na mensagem de boas vindas no website oficial do Euro Moth (www.cvlagos.com/moth).

O Campeonato Europeu de Moth 2019 é disputado por 48 velejadores, em representação de doze (12) países, entre os quais os extra europeus Austrália e Estados Unidos da América. Estão em prova seis (6) velejadores em representação de Portugal, incluindo David Aleixo (POR 25), do Clube de Vela de Lagos.

O Europeu de Moth foi antecedido pelo Campeonato Nacional Português da Classe Moth, disputado também na Baía de Lagos, nos dias 24 e 25 de maio. Henrique Brites (CNCascais) foi o melhor português, 4º geral. O italiano Francesco Bruni venceu o campeonato português, seguido pelos britânicos David Hivey e Ross Harvey.

Comentários