pub

Primeiro evento decorre em Palma de Maiorca

CVLagos Representa Portugal na Liga dos Campeões

Equipa do Clube de Vela de Lagos no primeiro evento da Liga dos Campeões de Vela 2019 (®ISLA)
pub

O Clube de Vela de Lagos é o representante de Portugal na Liga dos Campeões de Vela (‘Sailing Champions League’ – SCL), competição criada em 2013 para apurar o melhor clube de vela do ano. O clube algarvio tem uma tripulação no primeiro evento do ano, em Palma de Maiorca, e está envolvido na criação da Liga Nacional de Vela em Portugal, prevista para este ano.

A Associação Internacional da Liga de Vela (‘International Saling League Association’) reuniu em Assembleia-Geral em Paris, em janeiro último, e dessa reunião saiu o compromisso da criação de mais ligas nacionais de vela, em Portugal, Espanha, Austrália e Estónia, ainda este ano. Esse compromisso permite a participação de clubes desses países, através de ‘wildcard’ (convite), nos eventos da Liga dos Campeões de Vela 2019.

A ideia da Liga dos Campeões de Vela é semelhante à Liga dos Campeões no futebol. Têm acesso aos eventos da Liga dos Campeões os clubes vencedores das Ligas Nacionais em cada país associado. As provas são disputadas em embarcações de Cruzeiro, que devem ser semelhantes para todos os participantes. Os primeiros eventos são de qualificação para uma grande final anual.

O Clube de Vela de Lagos recebeu o ‘wildcard’ destinado a Portugal, para a prova de abertura da Liga dos Campeões de Vela 2019, em Palma de Maiorca. Essa prova está a ser disputada por 26 tripulações, em embarcações do tipo J/70, e decorre entre os dias 9 e 12 de maio.

A Liga dos Campeões de Vela 2019 é composta por três eventos de qualificação – Palma de Maiorca, Espanha (9 a 12 maio), Porto Cervo, Itália (23 a 26 maio), S. Petersburgo, Rússia (4 a 7 julho) – e uma final, em St. Moritz, Suíça, nos dias 15 a 18 de agosto.

ATUALIZAÇÃO (15 maio): A tripulação do Clube de Vela de Lagos terminou a prova em Palma de Maiorca na 18ª posição. A prova foi disputada em boas condições de vento e teve um total de 15 regatas. O Norddeutscher Regatta Verein (Alemanha) foi o vencedor.

Comentários