pub

Mundial de Formula Windsurfing em Portimão

Miguel Martinho Vice-Campeão do Mundo FW

Miguel Martinho em ação no Mundial de Formula Windsurfing 2019, em Portimão. Algarvio venceu duas regatas e sagrou-se Vice-Campeão do Mundo (®CNP)
pub

O velejador algarvio Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) sagrou-se Vice-Campeão do Mundo de Formula Windsurfing 2019. O Mundial da modalidade de windsurf foi disputado na Praia da Rocha, Portimão, nos dias 28 de abril a 2 de maio, e ganho por Janis Preiss, da Letónia, o eterno rival do algarvio nesta especialidade de pranchas à vela.

O ‘2019 Portimão Formula Windsurfing World Championship’ foi disputado por 18 atletas (masculinos), que completaram um total de sete (7) regatas em quatro (4) dias efetivos de competição na água. Janis Preiss venceu cinco regatas; Miguel Martinho venceu duas. Muitas estrelas faltaram à chamada, como por exemplo o australiano Steve Allen, Campeão do Mundo em 2018 (em Portimão, ver notícia) e Vice-Campeão do Mundo em 2017.

Nos quatro dias de competição na água, apenas houve vento suficiente para completar regatas em dois dias. No primeiro dia de prova (29 de abril) foram completadas duas regatas: Jannis venceu uma  e fez um 2º lugar; Martinho venceu a outra e fez um 2º lugar.

No segundo dia (30 de abril) ainda foram feitas duas largadas, mas não houve vento suficiente para concluir regatas. O terceiro dia (1 de maio) foi o dia grande do mundial, com cinco regatas realizadas. Nesse dia, Miguel Martinho apenas venceu uma regata, terminou em 2º três vezes e fez 3º na penúltima do dia. Janis Preiss venceu quatro regatas e fez 2º na outra, distanciando-se do adversário algarvio.

Os dois protagonistas estavam separados por quatro pontos à entrada para o último dia (2 de maio). Adivinhava-se luta intensa no mar, mas o vento não foi suficiente para largar as emoções na Praia da Rocha. “O Janis Preiss levou a melhor e foi merecido”, comentou Miguel Martinho.

Pódio do ‘2019 Portimao Formula Windsurfing World Championships’ (®CNP)

O Mundial terminou assim, com a vitória de Janis Preiss e o segundo lugar de Miguel Martinho, separados por quatro pontos. O terceiro lugar foi conquistado por Martin Ervin, da Estónia. Os três primeiros classificados neste mundial absoluto são da categoria etária Master.

O ano passado, Janis Preiss tinha terminado o mundial, também em Portimão, no terceiro lugar. Miguel Martinho não esteve no pódio em 2018 e vinha de um 10º lugar no mundial de 2017, na Alemanha.

No mundial deste ano, em Portimão, estiveram em prova mais dois portugueses, Luís Fonseca e João Santos, ambos do Clube Naval de Portimão. Luís Fonseca terminou em 11º geral (8º Master) e João Santos em 16º geral (2º de dois Grandmasters em prova).

O ‘2019 Portimão Formula Windsurfing World Championships’ foi o segundo de três campeonatos (dois mundiais e um europeu) de winsurf consecutivos na Praia da Rocha. A série abriu com o ‘2019 Bic Techno 293+ World Championships’ (ver notícia) e vai terminar com o Campeonato Europeu de Formula Foil, nos dias 3 a 5 de maio.

 

Comentários