pub

1ª PAN Optimist 2018/19 | 8 a 12 abril

Tavira é esta Semana Capital Portuguesa de Optimist

Cube Náutico de Tavira vai ser o anfitrião da primeira de duas provas que vão selecionar os 12 representantes de Portugal no Mundial e no Europeu de Optimist este ano (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

A luta pelos pontos de acesso aos campeonatos do Mundo e da Europa da Classe Optimist vai começar amanhã, em Tavira. O Clube Náutico de Tavira vai ser o anfitrião da 1ª Prova de Apuramento Nacional 2018/19 da Classe Optimist Portugal, nos dias 8 a 12 de abril. Oitenta e cinco velejadores de todo o País vão competir pelas 12 vagas nacionais nas duas mais importantes provas internacionais da Classe. Metade dessas vagas foram o ano passado conquistadas por velejadores algarvios.

A Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e a Federação Portuguesa de Vela (FPV) alteraram Critério de Apuramento Nacional da Classe Optimist esta época, restringindo-o a duas Provas de Apuramento Nacional. A 1ª PAN vai decorrer esta semana em Tavira; a 2ª PAN Optimist 2018/19 será realizada em Leixões, nos dias 1 a 5 de junho.

O ‘ranking’ de apuramento incluía na época passada também as regatas do Campeonato de Portugal, mas o critério mudou esta temporada. O Campeonato de Portugal de Juvenis e Infantis 2018/19 está marcado para os dias 24 a 28 de julho, em Peniche, não conta para apuramento e vai ser realizado já depois de terminados o Mundial e o Europeu da Classe Optimist.

Jannis Tomáz (Clube de Vela de Lagos) é o único velejador algarvio do escalão Infantil apurado para as PAN Optimist 2018/19 (®PauloMarcelino/arquivo)

Os resultados das regatas concluídas nas duas PAN 2018/19 vão formar o ‘ranking’ do Critério de Apuramento da Classe Optimist, que define os velejadores a selecionar para representar Portugal nos campeonatos do Mundo e da Europa. Em jogo estão cinco (5) vagas portuguesas no Campeonato do Mundo e sete (7) no Campeonato da Europa.

Campeonato da Europa  | Crozon-Morgat, França | 22 a 29 de Junho

Campeonato do Mundo | Antígua, Antígua e Barbudas | 6 a 16 de Julho

Os primeiros quatro classificados do ‘ranking’ nacional (independentemente do género), mais uma velejadora do Top 10 (‘wildcard’ da Federação Portuguesa de Vela) são selecionados para o Mundial. Os restantes sete melhores classificados (num conjunto com um máximo de quatro atletas do mesmo género) são selecionados para o Europeu.

O ano passado, o Algarve ocupou metade das doze (12) vagas Portuguesas. Os algarvios Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão), Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) e Vladislav Bedlinskyy (Associação Naval do Guadiana) estiveram no Mundial no Chipre. Os algarvios Miguel Sancho (GCNFaro), Filipe Lopes (CNPortimão) e Érica Porto (CNTavira) foram ao Europeu na Holanda.

Guilherme Cavaco vai lutar pela 4ª presença consecutiva em Mundiais de Optimist. Beatriz Cintra e Vladislav Bedlinskyy já não entram nas contas este ano porque ultrapassaram limite de idade e estão agora na Classe Laser. Miguel Sancho, que foi o melhor Português no Europeu do ano passado, vai querer este ano o passaporte para o Mundial, que perdeu o ano passado por um ponto.

Guilherme Cavaco, à direita, e Miguel Sancho, do Ginásio Clube Naval de Faro são os líderes do ‘ranking’ de apuramento regional Sul Optimist 2018/19 (®PauloMarcelino/arquivo)

Cada PAN Optimist 2018/19 vai ser disputada por 85 velejadores. A frota é composta por 80 juvenis e 5 infantis e formada por quotas regionais para juvenis e pelos ‘campeões’ infantis de cada uma das cinco zonas de apuramento. As quotas do critério de acesso por regiões para os juvenis são as seguintes: Norte 20, Centro 17, Sul 20, Açores 15 e Madeira 8.

O Algarve estará representado pelos 20 primeiros classificados no ‘ranking’ regional Sul de apuramento juvenil (ver lista abaixo) e por Jannis Tomáz (Clube de Vela de Lagos), vencedor do ‘ranking’ Infantil após as três Provas de Apuramento Regional realizadas esta época no Algarve. Esta é a quota Sul do critério de acesso às PAN, mas poderão ter aberto mais vagas para a região.

Juvenis Algarvios Apurados para as PAN Optimist 2018/19 *

  1. Guilherme Cavaco (GCNFaro)
  2. Miguel Sancho (GCNFaro)
  3. António Monteiro (CNPortimão)
  4. Filipe Lopes (CNPortimão)
  5. Nuno Figenschou (GNOlhão)
  6. Mick Dudek (CNPortimão)
  7. Érica Porto (CNTavira)
  8. Tiago Marques (GNOlhão)
  9. Maria Teresa Figenschou (GNOlhão)
  10. Eolann Knight (CVLagos)
  11. Rafael Silva (CNPortimão)
  12. Julia Rodriguez (ANGuadiana)
  13. João Ferreira (GCNFaro)
  14. Marta Rodrigues (CNPortimão)
  15. Diogo Garcia (CNTavira)
  16. Guilherme Quitéria (CVLagos)
  17. Tiago Cameirinha (ANGuadiana)
  18. Beatriz Nunes (ANGuadiana)
  19. Clementine Steenberge (CNPortimão)
  20. Denys Yevstafiev (ANGuadiana)
  • Esta é a lista dos atletas apurados para as PAN no ‘ranking’ regional Sul. A frota final poderá estar alterada em caso de novas vagas abertas. O Swell-Algarve sabe, por exemplo, Sara Rebelo, do Grupo Naval de Olhão, está apurada para as PAN e terminou o ‘ranking’ regional em 29º.

Comentários