Conselho Executivo Olímpico aceita proposta

Paris 2024 quer Surf Olímpico

(®PauloMarcelino/arquivo/montagem)

O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) apoiou a recomendação da Comissão de Programação Olímpica para submeter a votação plenária as quatro modalidades desportivas – breaking, skateboarding, escalada desportiva e surfing – propostas pelo comité organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A proposta será debatida e votada na próxima sessão do COI, em junho.

O mapa estratégico aprovado pelo COI em 2014 recomenda aos Comités Organizadores de Jogos Olímpicos que proponham novos desportos para os seus Jogos, no sentido de demonstrarem mais flexibilidade, inovação e atenção à juventude.

O Comité Organizador de Tóquio 2020 foi o primeiro a beneficiar dessa margem de flexibilidade e propôs, em Setembro de 2015, um pacote de cinco modalidades. Entre essas novas modalidades aprovadas encontra-se o surf, que vai fazer a sua estreia olímpica no próximo ano.

As modalidades propostas pelos comités organizadores para os respetivos Jogos Olímpicos não são vinculativas para as edições seguintes. De entre as modalidades que Tóquio elegeu, Paris 2024 pretende repetir surf e skateboarding, acrescentado escalada desportiva e breaking (uma espécie de breakdance, cuja qualificação como desporto de dança é ainda polémica). A proposta de Paris 2024 foi aceite pelo Conselho Executivo do COI anteontem, dia 27 de março.

Se a proposta de Paris for aprovada pela sessão plenária do COI, em junho próximo, o programa completo dos Jogos Olímpicos 2024, com as quatro modalidades extra sugeridas, será finalizado pelo Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional em dezembro de 2020. Só nesse momento poderá ser considerada oficial a segunda presença do surf como desporto olímpico.

Comentários