pub

Torneio internacional junta meio milhar de atletas

Velejadores Invadem Vilamoura no Carnaval

Maior frota no torneio internacional em Vilamoura será a da Classe Optimist, com cerca de 160 jovens velejadores inscritos (®MarDeHistorias)
pub

Cerca de quinhentos velejadores de 7 países estão concentrados em Vilamoura, para participar no 45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, nos dias 2 a 4 de março. A maior prova de Vela Ligeira que se realiza em Portugal volta a ter frotas de luxo, que vão dar espectáculo no horizonte de Vilamoura e lutar por pontos em formato de Prova de Apuramento Nacional para as Classes 420 e Laser (4.7 e Radial).

Muitos velejadores em Vilamoura procuram um lugar nos campeonatos europeus e mundiais das classes ou lutam pela viagem que os levará a Tóquio 2020. Sonhos imensos, ambiciosos e poderosos vão ser içados ao vento nas águas de Vilamoura pelas centenas de velejadores nacionais e estrangeiros, que vão participar no Torneio Internacional de Vela do Carnaval, organizado pelo CIMAV.

Para além de virem de todos os clubes nacionais, inclusive Madeira e Açores, há equipas a chegarem dos Estados Unidos da América, Alemanha, Irlanda, França e Espanha, de propósito para participarem nesta competição de Vilamoura.

O facto do Campeonato do Mundo da Classe 420 se realizar precisamente em Vilamoura, no próximo mês de julho, atrai muitas equipas internacionais, que querem conhecer e treinar as condições que irão encontrar durante o mundial. O próprio Presidente do CIMAV realça «as magníficas condições proporcionadas pela Marina de Vilamoura e a sua envolvência, aliados à enorme promoção originada pela actividade da Vilamoura Sailing Tour ainda mais aumenta a participação nesta prova, quer de velejadores nacionais quer internacionais. Isso é evidente na classe 420, em que as tripulações estão já a pensar no Campeonato do Mundo», afirma João Mexia.

Com um total de 350 embarcações e 9 classes, a competição irá decorrer em 3 campos de regatas distintos, montados relativamente perto da praia de forma a que o espectáculo seja visivel aos milhares de turistas que escolhem Vilamoura para passar as mini-férias do Carnaval.

Como acontece habitualmente, a frota de Optimist, a classe de iniciação da vela, será a maior deste Torneio. Cerca de 160 pequenos velejadores vão mostrar o que valem nos 3 dias de regatas, acabando por transformar esta competição na maior festa da vela que se realiza em Portugal.

Entre participantes, equipas técnicas, acompanhantes, familiares e amigos prevê-se que o evento atraia à região mais de um milhar de pessoas, traduzindo-se numa importante fonte de receita para a hotelaria e restauração.

0 45º Torneio Internacional de Vela do Carnaval tem o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Vilamoura World, Marina de Vilamoura, Turismo do Algarve, Federação Portuguesa de Vela, ARVSul e Dom Pedro Hotels (hotel Oficial da Prova).

Um torneio com tradição

O Torneio Internacional de Vela do Carnaval é o maior evento de vela a nível nacional, quer em número de participantes, quer em número de embarcações e é também a prova que concentra o maior número de valores. Realiza-se ininterruptamente desde 1974, comemorou em 1999 as Bodas de Prata, tendo-se tornado desde há muitos anos num clássico da vela ligeira em Portugal e na Península Ibérica. Grandes nomes da vela nacional, que atualmente atuam nas provas mais emblemáticas do planeta, começaram o seu percurso competitivo precisamente nas regatas de carnaval de Vilamoura.

Desde 1997 que esta prova faz parte do Calendário Internacional da World Sailing, Federação Internacional de VelaI. Tal classificação prestigiou a prova, veio reconhecer a sua importância, e permitiu que o número de países participantes e equipas olímpicas tenham vindo progressivamente a aumentar nas mais recentes edições da prova.

A organização do Torneio é da responsabilidade do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura, desde a sua fundação em 1975 e realiza-se todos os anos durante o carnaval, ocupando os três dias correspondentes a sábado, domingo e segunda-feira.

As entidades envolvidas no apoio a este evento são Pão & Pão, Mc Donalds, Meumar, Visacar, Dune, Cruzeiros de Vilamoura, Patacas, Dom Alfonso, Mar de Histórias, Associação Dinamika, Garvetur, Sap Villas, Four Seasons, Tivoli, Marina de Vilamoura e Conii Hostel.

Fonte: Nota de Imprensa Mar de Histórias (editada)

Comentários