pub

Surfista do Clube Naval vence em Sub-12 e Sub-14 Feminino

Constância Bisa no Interclubes de Portimão

Constância Simões, do Clube Naval de Portimão, venceu em Sub-12 misto e Sub-14 Feminino (®PTMSC)
pub

Constância Simões (Clube Naval de Portimão) venceu as categorias Sub-12 e Sub-14 Feminino na terceira etapa do Interclubes Surfing de Portimão, realizada no fim de semana 2 e 3 de fevereiro, na Praia da Rocha. A etapa foi organizada pelo Portimão Surf Clube e o protagonismo foi conquistado pelo Naval de Portimão, com vitórias em seis das sete categorias medalhadas.

Foi um fim de semana perfeito para a etapa. Sábado houve mar forte, sob o efeito da ‘tempestade’ Helena e estiveram na água os atletas mais experientes, das categorias Sub-16, Open e Masters. Domingo foi dia de sol, com menos vento e ondas mais pequenas, condições suaves para as categorias Sub-12, Sub-14, Sub-14 Feminino e Open Feminino. Os Sub-8 e Sub-10 também foram para a água, mas para eles é uma experiência de competição sem vencedores e vencidos.

No primeiro dia, com ‘metrão’ ventoso ‘offshore’ e muita corrente tivemos a grande surpresa da etapa. Valentino Miguel (CNPortimão) ajustou-se melhor às condições do mar e conquistou em Sub-16 uma vitória que há muito não ‘saboreava’. Bruno Freitas (Iate Clube Marina de Portimão) repetiu a vitória em Masters, numa final a que faltou o emblemático João ‘Brek’ Bracourt, que pudemos acompanhar em rara surfada de licra vestida nas meias-finais.

Paulo Almeida, vencedor Open em ação no primeiro dia da etapa (®PTMSC)

Na categoria-rainha Open venceu Paulo Almeida, treinador e competidor habitual na Liga MEO Surf, este ano federado pelo CNPortimão (o ano passado representava o PortimãoSC). Apesar de ser o atleta mais cotado em prova, Paulo Almeida esteve sempre atrás de Diogo Pereira, ‘grom’ que este ano se mudou do ICMPortimão para o CNPortimão e está a ser treinado pelo próprio Paulo Almeida há alguns meses. Diogo Pereira liderou a final Open até quase ao fim, mas cometeu um erro (interferência) que lhe custou a vitória. Nesta categoria não competiu o vencedor da primeira etapa, Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNPortimão), devido a lesão.

Constância Simões foi a estrela do segundo dia. A jovem surfista (11 anos de idade) de Portimão, que este ano se transferiu do PortimãoSC para o CNPortimão competiu em estado febril e venceu duas categorias: Sub-12 e Sub-14 Feminino. E ainda queria competir estar no Open Feminino, mas as regras da prova só permitem duas categorias por atleta.

Henrique Gomes foi um de três atletas a estar presente em duas finais. Na imagem vemos ‘Piki’ em ação durante uma bateria Sub-16 (®PauloMarcelino)

Outro atleta que se destacou na etapa foi Henrique ‘Piki’ Gomes (CNPortimão), com presença em duas finais; Sub-14 e Sub-16, tal como Bruno Marçal (Sub-16 e Open) e Inês Filipe (Sub-14 Feminino e Open Feminino).

No Open Feminino venceu a jovem ‘grom’ Inês Filipe (CNPortimão), filha do pioneiro Rui ‘Balin’ Filipe (CNPortimão). Tomás Nunes (CNPortimão) venceu em Sub-14, categoria em que é Top 3 Nacional e Vice-Campeão Regional do Sul em título.

Tomás Nunes é atleta federado pelo Albufeira Surf Clube e sócio do Portimão Surf Clube e do Clube Naval de Portimão; competiu na primeira etapa do Interclubes como representante do PortimãoSC e na segunda surgiu inscrito pelo CNPortimão.

Tomás Nunes, de Albufeira, repetiu vitória em Sub-14 mas falhou a final Sub-16, categoria em que venceu na primeira etapa. Na imagem vemos o atleta durante uma bateria Sub-16, no primeiro dia (®PauloMarcelino)

O Interclubes Surfing de Portimão é uma iniciativa conjunta de Portimão Surf Clube, Clube Naval de Portimão (Future Surfing School) e Iate Clube Marina de Portimão (Playsurf). Cada clube é responsável por uma etapa, todas realizadas na Praia da Rocha.

A primeira etapa foi realizada em dezembro, organizada por ICMPortimão/Playsurf. A segunda etapa, a cargo de CNPortimão/Future estava prevista para janeiro, mas foi adiada por falta de ondas e ainda não tem nova data. Todas as etapas decorrem no âmbito do programa Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019.

O Interclubes tem os apoios institucionais Junta de Freguesia de Portimão, Câmara Municipal de Portimão e Federação Portuguesa de Surf e os patrocínios Secret Spot surfshop, Rocha Surfshop, Green Surf Surfshop, Vinhos S&W e Porquê Design.

Finais #2 Interclubes Surfing Portimão 2018/19

Pódio Masters (®PTMSC)

Masters

  1. Bruno Freitas (ICMP)
  2. Ricardo Gonçalves (CNP)
  3. Rui Filipe (CNP)
  4. João ‘Brek’ Bracourt | não compareceu

Pódio Open (®PTMSC)

Open

  1. Paulo Almeida (CNP)
  2. Diogo Pereira (CNP)
  3. Francisco Canelas (PTMSC)
  4. Bruno Marçal (CNP)

Pódio Open Feminino (®PTMSC)

Open Feminino

  1. Inês Filipe (CNP)
  2. Cassie Gonçalves (AlbufeiraSC)
  3. Joana Costa (ICMP)
  4. Maria Correia (PTMSC)

Pódio Sub-16 (®PTMSC)

Sub-16

  1. Valentino Miguel (CNP)
  2. Bruno Marçal (CNP)
  3. Luca Batista (PTMSC)
  4. Henrique Gomes (CNP)

Pódio Sub-14 (®PTMSC)

Sub-14

  1. Tomás Nunes (CNP | Albufeira)
  2. Rohan ‘Espanhol’ (PTMSC)
  3. Henrique Gomes (CNP)
  4. Kaos Heukels (PTMSC)

Pódio Sub-14 Feminino (®PTMSC)

Sub-14 Feminino

  1. Constância Simões (CNP)
  2. Inês Filipe (CNP)
  3. Sofia Freitas (ICMP)
  4. Maya Curry (PTMSC)

Pódio Sub-12 (®PTMSC)

Sub-12

  1. Constância Simões (CNP)
  2. Louis Escudeiro (PTMSC)
  3. Olly Heukels (PTMSC)
  4. Rafael Furtado (PTMSC)

Links:

1ª Etapa | ICMP/Playsurf | dezembro 2018

2ª Etapa | CNP/Future | adiada

Comentários