pub

Região recebe mundial, campeonato de Portugal e duas PAN

2019 é o Ano do Algarve para a Classe 420

Vilamoura vai receber o Campeonato do Mundo da Classe 420 nos dias 3 a 11 de julho (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

O Algarve está este ano no centro das atenções nacionais e internacionais da Classe 420. O destino principal é Vilamoura, que vai receber em julho o Campeonato do Mundo desta classe de Vela. Os meses que antecedem esse grande evento internacional vão ficar marcados por importantes eventos nacionais, a começar pela 2ª PAN 2018/19, já no início de fevereiro, em Portimão.

A realização do Campeonato do Mundo da Classe 420 deste ano foi conquistada em 2017, numa candidatura dinamizada pela Associação Portuguesa da Classe 420 com o objetivo de dar um novo fôlego a esta Classe de Vela em Portugal, conforme o Swell-Algarve noticiou na altura (ver notícia). É o regresso da frota internacional ao Algarve, depois do Mundial 420 em Tavira, em 2002.

O Campeonato do Mundo 2019 vai incluir as categorias Open, Feminino e Sub-17 e irá decorrer nos dias 3 a 11 de julho, em Vilamoura, organizado por Capable Planet Clube Náutico e Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV). O mundial vai atrair ao Algarve os melhores velejadores mundiais da Classe e concentrou na região uma série importante de provas nacionais da Classe.

Por causa do mundial, a Federação Portuguesa de Vela decidiu atribuir às mesmas entidades a organização do Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, em duplo. O campeonato vai estar aberto às Classes 420 e 470 e também será realizado em Vilamoura, nos dias 15 a 18 de abril.

Mundial e Campeonato de Portugal serão antecedidos por duas Provas de Apuramento Nacional 2018/19 da Classe 420 na região. A 1ª PAN decorreu em Cascais, em dezembro último (ver notícia). Nos dias 2 e 3 de fevereiro, Portimão recebe a 2ª PAN, organizada pelo Clube Naval de Portimão. Vilamoura irá receber a 3ª PAN, nos dias 2 a 4 de março, no âmbito do Torneio Internacional de Vela do Carnaval, a maior e mais antiga prova de Vela Ligeira em Portugal.

As duas provas de apuramento nacional vão ser fundamentais para duas jovens tripulações algarvias, que estão em franca evolução e já na época passada deram provas de conseguir chegar às mais importantes provas internacionais da Classe. Falamos de Manuel Fortunato / Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos), que fizeram 9º lugar no Mundial da Juventude o ano passado; e da dupla feminina formada por Beatriz Gago (CIMAVilamoura) e Marta Fortunato (CVLagos), que terminaram a cinco pontos do pódio Sub-17 Feminino no Europeu Júnior 2018, em Sesimbra.

 

Comentários