Surfista de Albufeira vence duas categorias na Praia da Rocha

Tomás Nunes Brilha no Interclubes de Portimão

Tomás Nunes é Top 3 Nacional Sub-14 e vice-campeão regional em título na mesma categoria (®PauloMarcelino/arquivo)

Tomás Nunes, de Albufeira, foi o surfista em destaque na 1ª Etapa do estreante Circuito de Surf Interclubes de Portimão, ao vencer nas categorias Sub-14 e Sub-16. A prova juntou cerca de 70 participantes, desde Sub-8 até Masters, e decorreu no fim-de-semana 15 e 16 de dezembro, organizada pela Playsurf, escola de surf associada ao Iate Clube Marina de Portimão.

O Circuito de Surf Interclubes de Portimão é uma iniciativa conjunta de Portimão Surf Clube, Clube Naval de Portimão (Future Surfing School) e Iate Clube Marina de Portimão (Playsurf). O circuito terá três etapas (ver calendário abaixo), cada uma organizada por um clube/escola diferente. A Praia da Rocha deverá ser o placo de todas as etapas, num interclubes que vem reforçar a preparação dos atletas para o Circuito Regional de Surf do Sul.

A 1ª Etapa teve condições diferentes nos dois dias de competição, com sol e ondas de metro mas ‘a fechar muito’ sábado e chuva na manhã de domingo, com ondas menores mas com maior potencial. O quadro de competição foi extenso no primeiro dia, sobrando para domingo as ‘meias’ e final Sub-16  e a totalidade da sequência Open, Open Feminino e Masters.

Interclubes de Portimão vem reforçar a preparação dos Esperanças locais para o Circuito Regional de Surf do Sul (®PTMSC)

As categorias Sub-8 e Sub-10 não tiveram resultados; foram todos primeiros, com direito a medalha. Os ‘mini groms’ estiveram na água agrupados em baterias e receberam ‘feedback’ dos treinadores. Para os jovens iniciantes esta foi uma experiência de primeiro contato com o formato competição.

A guerra pelos pódios começou na categoria Sub-12, ganha por Rafael Furtado numa final só com surfistas do Portimão Surf Clube. Nos Sub-14 Feminino todas as finalistas representaram o Clube Naval de Portimão e a vencedora foi Inês Filipe, filha do conhecido surfista local Rui ‘Balin’ Filipe.

Tomás Nunes venceu com autoridade nas categorias Sub-14 e Sub-16. O surfista de Albufeira é atleta federado pelo Albufeira Surf Clube, mas participou neste interclubes como sócio do Portimão Surf Clube. Tomás Nunes é vice-campeão regional Sub-14 em título e fez 3º lugar, em novembro, no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14. O jovem surfista evoluiu muito este ano e mostra ser um atleta a ter em forte consideração no regional de surf 2019.

Gustavo Gouveia, Campeão Nacional Grand Masters 2018, venceu a categoria Open (®MariaPrado)

A ‘prata da casa’ surfou domingo. A ‘longboarder’ Maria do Rosário (Clube Naval de Portimão) venceu o Open Feminino. O Campeão Nacional Grand Masters 2018, Gustavo ‘Guga’ Gouveia (CNP/Future) triunfou na categoria-rainha Open, com o vice-campeão regional, Paulo Almeida (PTMSC) em 2º lugar. Houve ainda tempo para uma final direta Masters, ganha por Bruno Freitas (ICMP), fundador da Playsurf e organizador da etapa.

Finais #1 Interclubes Surf Portimão 2018/19

Masters

  1. Bruno Freitas (ICMP/Playsurf)
  2. Rui Filipe (CNP)
  3. Gustavo Gouveia (CNP/Future)
  4. Ricardo Gonçalves (CNP/Future)
  5. Manuel Mariano

Open

  1. Gustavo Gouveia (CNP/Future)
  2. Paulo Almeida (PTMSC)
  3. Gonçalo Cabral (ICMP)
  4. Gabriel Botelho (PTMSC)

Open Feminino

  1. Maria do Rosário (CNP)
  2. Cassie Gonçalves
  3. Inês Filipe (CNP)
  4. Viviane Sfitlic (ICMP)

Sub-16

  1. Tomás Nunes
  2. Luca Batista (PTMSC)
  3. Leon Schneider (PTMSC)
  4. Samuel Hidalgo (CNP)

Sub-14

  1. Tomás Nunes (PTMSC)
  2. Henrique Gomes (CNP)
  3. Olly Heuckles (PTMSC)
  4. Roan Espanhol (PTMSC)

Sub-12

  1. Rafael Furtado (PTMSC)
  2. Olly Heuckles (PTMSC)
  3. Kaos Heuckles (PTMSC)
  4. Alexandre Ferreira (PTMSC)

Calendário

1ª Etapa | 15 e 16 dezembro | ICMP/Playsurf

2ª Etapa | 12 e 13 janeiro | CNP/Future Surfing School

3ª Etapa | 2 e 3 fevereiro | PTMSC

Comentários