Equipa algarvia com veleiro J109 de 35 pés

Elixir Sailing Team Persegue Título Nacional ORC

Elixir Sailing Team navega um veleiro J109, foi formada há um ano e tem como porto base a Marina de Albufeira (®ATeles/ElixirST)

Elixir Sailing Team é uma nova equipa de Vela algarvia com base na Marina de Albufeira. A tripulação é composta por velejadores experientes, liderados pelo ‘skipper’ Luís Raposo Veríssimo e está a preparar a segunda temporada desportiva. O plano de regatas para a nova época é intenso, incluindo dois meses de escala em Lisboa para disputar dois troféus e o objetivo principal é ambicioso: “Pretendemos lutar pelo título de Campeões Nacionais do Circuito ORC”, disse Luís Raposo Veríssimo, ao Swell-Algarve.

Um dos segredos para a confiança da equipa é a embarcação em que navegam, um veleiro J109 de 35 pés chamado Elixir, do armador Frans Wijnveld, holandês que divide o seu tempo entre Holanda e Portugal. A qualidade e performance dos barcos da Classe J109 são bem conhecidas. “Talvez um dos melhores cruiser / racer já construídos?” Luís Raposo Veríssimo levanta a questão e explica: “Bem navegado, o J109 é difícil de bater em qualquer sistema de handicap – PHRF, IRC, ORC / ORR. Na navegação One-Design, simplesmente aprende-se a navegar mais rápido, sem limite de quão bem se pode fazer. Navegando em handicap o treino paga”. 

Tripulação é maioritariamente algarvia (®ATeles/ElixirST)

Outro segredo é a qualidade da tripulação, maioritariamente algarvia. O principal critério na formação da equipa foi aliar experiência e juventude. Os membros mais regulares, além do armador Frans Wijnveld são Carlos Urtigueira, David Abecassis, Helder Salvador, João Coelho, João Sustelo, José Luis Silva, Pedro Dias, Tiago Borba e Tiago Verinha. “Entre nós partilhamos mais de 10 títulos nacionais, nas mais diversas classes de vela, incluindo mais especificamente os vários títulos de campeões nacionais de JOD35, ANC, IRC, ORC e Match Racing”, sublinha Luís Raposo Veríssimo.

O ‘skipper’ foi o responsável pela formação da equipa. Luís Raposo Veríssimo foi convidado há cerca de um ano pelo armador Frans Wijnveld e aceitou o desafio. Este não é o primeiro projeto semelhante que o velejador algarvio dirige; Blaus 3 – 3/4 Ton protótipo entre 2004 e 2008, Cariu – X37 de 2008 a 2010 e Leonardo em 2010 – 2011 são exemplos recentes.

O ‘skipper’ Luís Raposo Veríssimo (®ATeles/ElixirST)

O porto base da Elixir Sailing Team é a Marina de Albufeira, um dos maiores apoiantes do projeto. A equipa cumpriu em 2017/2018 a sua primeira época desportiva, melhorando as rotinas a bordo e atingindo os objetivos propostos: terminar no Top 3 em todas as regatas disputadas. O destaque na primeira época foi o 1º lugar obtido em Lisboa no Regional Centro de ORC – classe B contra os principais veleiros nacionais.

A segunda época desportiva da Elixir Saling Team está prestes a começar e a equipa está confiante. O Elixir está neste momento a seco, para realizar a manutenção anual de fundo. A equipa espera regressar à água antes do próximo dia 9 de dezembro, a tempo da tradicional Regata de Natal organizada pelo Ginásio Clube Naval de Faro.

Na temporada 2018/2019, a equipa quer participar em todas as regatas da Região Sul e algumas da Região Centro de Portugal e da Região Sul de Espanha. Nos próximos meses de janeiro e fevereiro, a Elixir Saling Team muda-se para Lisboa, para disputar os troféus Pedro Mendonça e Ernesto Mendonça.

Elixir Sailing Team cumpriu o objetivo da primeira época: terminar no Top 3 em todas as regatas disputadas (®ATeles/ElixirST)

Depois de um primeiro ano desportivo de experiência acumulada e objetivos atingidos, a Elixir Saling Team está mais confiante e preparada para lutar pelo título nacional no Circuito ORC. “Olhamos para o futuro de forma confiante, tendo a certeza que temos nas mãos um projecto consistente e bem suportado pelo nosso armador e uma equipa dedicada”, comenta Luís Raposo Veríssimo. Uma aventura para seguir ao longo da temporada. Bons ventos!

Comentários