pub

Filipe Lopes também leva Algarve ao pódio final

Guilherme Cavaco Vice-Campeão na Semana do Atlântico

Guilherme Cavaco, do Ginásio Clube Naval de Faro garantiu o 2º lugar na geral final A-B da Semana do Atlântico, sobretudo, graças à prova perfeita realizada na primeira etapa, em Viana do Castelo (®LuisFraguas/CVVC)
pub

O velejador algarvio Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) sagrou-se vice-campeão na Semana do Atlântico 2018/2019, prova internacional de Classe Optimist disputada em dois eventos em fins-de-semana consecutivos, em Viana do Castelo (Portugal) e em Vigo (Espanha). Filipe Lopes (Clube Naval de Portimão) e Érica Porto (Clube Náutico de Tavira) também colocaram a Vela Algarvia nos pódios finais do grupo principal A-B, ao terminarem em 3º lugar masculino e feminino na geral combinada da maior frota em competição. No grupo dos mais jovens venceram dois algarvios: Mariana Martins (CNTavira) e Jannis Tomaz (Clube de Vela de Lagos).

O Meeting Internacional Ciudad de Vigo Optimist Excellence Cup 2018/2019 decorreu nos dias 1 a 4 de novembro e constituiu a 2ª Etapa, última da Semana do Atlântico iniciada no fim-de-semana anterior com o V Troféu Cidade de Viana do Castelo. Estiveram em prova mais de 200 velejadores de diversas nacionalidades, maioritariamente Portugueses e Espanhóis, divididos em dois grupos de competição: A-B (principal) e C (mais jovens).

O Algarve terminou em grande no ranking final do grupo dos mais pequenos. Mariana Martins (Clube Náutico de Tavira)  venceu a geral combinada do Grupo C e subiu ao 1º lugar do Pódio Feminino, totalmente ocupado por velejadoras portuguesas, com a também algarvia Leonor Lopes (CNTavira) em 2º (3º geral) e a portuense Leonor Rebelo em 3º (5º geral). No mesmo Grupo C, Jannis Tomaz (Clube de Vela de Lagos) subiu ao 1º lugar do Pódio Masculino, ao terminar em 2º na geral combinada da frota; e Francisco Figenschou (Grupo Naval de Olhão) ocupou o 3º lugar do mesmo pódio masculino, tendo terminado em 6º no ‘ranking’ final do grupo.

Mariana Martins, ou Domingues, do Clube Náutico de Tavira venceu o ‘ranking’ final geral do Grupo C, a frota dos mais jovens (®CNTavira)

Os bons resultados finais dos velejadores Portugueses, sobretudo algarvios foram garantidos pelas boas prestações alcançadas em Viana do Castelo. A etapa em Vigo ficou marcada por condições meteorológicas e de mar adversas, registando apenas duas regatas concluídas em cada um dos dois grupos de competição. Francisco Uva Sancho (CNCascais) foi o melhor Português em Vigo, ao terminar em 8º na etapa.

O segundo melhor Português na etapa espanhola foi o algarvio Filipe Lopes, 14º na geral A-B do meeting em Espanha. O resultado alcançado pelo velejador de Portimão em Vigo permitiu-lhe subir do 13º geral (até aí apenas o resultado de Viana do Castelo) para o 3º lugar no ranking final combinado da Semana do Atlântico.

O algarvio Guilherme Cavaco concluiu a Semana do Atlântico como vice-campeão no Grupo A-B, mas a prova em Vigo correu-lhe bastante mal. O velejador de Faro terminou o Meeting Internacional Ciudad de Vigo em 32º, mas conseguiu segurar um bom resultado no ‘ranking’ final porque tinha ganho todas as seis regatas disputadas no V Troféu Cidade de Viana do Castelo (1ª etapa).

Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) venceu a competição feminina em Viana do Castelo mas já não competiu em Vigo. A jovem velejadora algarvia despediu-se da Classe Optimist e vai iniciar a nova temporada já na Classe 420.

Teresa Quartin (CVTejo), Campeã de Portugal Optimist Juvenil Feminino em título, venceu a Semana do Atlântico 2018/2019 na divisão Feminino. Terminou em 4º na geral combinada A-B das duas etapas e foi 25ª na etapa em Espanha. O Belga Kwinten Borghijs é o campeão masculino (1º na geral combinada) da Semana do Atlântico 2018/2019.

 

 

Comentários