pub

Mundial de Windsurf | Raceboard

Madeirense Campeão do Mundo Lidera em Portimão

João Rodrigues é Campeão do Mundo Absoluto de Raceboard e luta em Portimão pelo título mundial da classe na divisão Masters (®DR)
pub

Após dois primeiros dias sem vento suficiente, os Campeonatos do Mundo de Windsurf em Portimão estrearam competição na água, terça-feira 18 de setembro, para as Classes Raceboard e Formula, ao largo da Praia da Rocha. O madeirense João Rodrigues, campeão do mundo absoluto em Raceboard e recordista português de participações em Jogos Olímpicos confirmou o favoritismo e venceu as quatro regatas do dia na subcategoria Raceboard Masters.

O velejador madeirense, de 46 anos, que se sagrou recentemente campeão do mundo absoluto da classe Raceboard, em Espanha, foi absolutamente dominador e venceu as quatro regatas da subcategoria Raceboard Masters (dirigido a atletas com mais de 35 anos). A completar o pódio, encabeçado por aquele que é o atleta português com mais presenças olímpicas de sempre, ficaram respetivamente Juha Blinnikka (Finlândia) e Jorge Garcia Velazco (Argentina).

Após dois primeiros dias em que a falta de vento não permitiu o início das regatas, esta terça feira o vento atingiu os 10 nós e também os atletas da classe Formula Windsurfing entraram em ação e disputaram duas regatas. Naquela categoria, o australiano Steve Allen confirmou o favoritismo e venceu as duas primeiras regatas. Alexander Cousin (França) foi segundo e Janis Preiss (Letónia) garantiu a terceira posição.

O melhor português na classe Formula, ao final do primeiro dia, era Luís Fonseca, atleta do Clube Naval de Portimão, em 10º na geral. O algarvio multicampeão nacional Miguel Martinho, também do Naval de Portimão, terminou o primeiro dia de competição em 17º, penalizado com uma ‘bandeirada’ por largada irregular na segunda regata. Mas o 3º lugar alcançado por Miguel Martinho na primeira regata, abre boas perspectivas de classificação depois de descartada a ‘bandeirada’.

Os primeiros cinco dias de provas são exclusivos para as classes Raceboard e Formula Windsurfing.

Na reta final estão reservados 3 dias para a classe Formula Foil, que pela primeira vez terá um campeonato do mundo. Esta classe deverá tornar-se olímpica nos Jogos de Paris de 2024.

A organização dos Campeonatos do Mundo de Windsurf de Portimão pertence ao Clube Naval de Portimão, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão. O evento conta ainda com o apoio da Federação portuguesa de Vela e com os patrocínios Starboard e Starsul.

Site Oficial:   http://portimaoworlds2018.internationalwindsurfing.com 

Fonte: Nota de imprensa Portimão Windsurfing Worlds (editada)

Comentários