pub

Manuel Fortunato e Frederico Baptista | Mundial da Juventude, EUA

Algarvios São Top 9 Mundial na Classe 420

Tripulação algarvia Manuel Fortunato / Frederico Baptista fez o melhor resultado português no Mundial de Vela da Juventude em Corpus Christi, EUA (®DR)
pub

A tripulação algarvia Manuel Fortunato / Frederico Baptista, do Clube de Vela de Lagos, terminou o Campeonato do Mundo de Vela da Juventude, em Corpus Christi, Texas, EUA, em 9º lugar masculino na Classe 420. As algarvias Beatriz Gago e Marta Fortunato (Clube Internacional da Marina de Vilamoura / CVLagos) terminaram em 15º na frota feminina da mesma Classe.

Manuel Fortunato / Frederico Baptista e Beatriz Gago / Marta Fortunato foram as duas únicas tripulações portuguesas inscritas em 420 no Mundial da Juventude. O evento em Corpus Christi decorreu nos dias 14 a 21 de julho e juntou 382 velejadores de 66 países, num total de 265 barcos em 9 disciplinas.

A Equipa de Portugal ao Mundial da Juventude foi constituída por sete (7) atletas, incluindo cinco (5) do Algarve. Além das duas tripulações algarvias (quatro atletas) na Classe 420, a região esteve também representada em Corpus Christi por Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana. Daniela competiu na frota feminina da Classe Laser Radial e terminou o Mundial em 35º.

Beatriz Gago e Marta Fortunato formaram a única tripulação portuguesa em 420 feminino (®DR)

Os portugueses Lourenço Mateus e João Tiago Faria de Abreu terminaram, respetivamente, em 11º Laser Radial Masculino e 21º RS:X Masculino. A dupla algarvia Manuel Fortunato / Frederico Baptista fez o melhor resultado português em Corpus Christi.

Os dois algarvios entraram muito bem no Mundial, vencendo a primeira regata. Terminaram o primeiro dia em 4º e seguiam em 8º a dois dias do fim. O 9º lugar final foi um resultado brilhante, para uma tripulação que está no seu segundo ano na Classe e apresenta ainda grande margem de crescimento. Depois de terem feito 17º Open no Europeu Júnior, em Sesimbra (ver notícia), e 9º Mundial Junior nos EUA, Manuel Fortunato e Frederico Baptista estão já a preparar-se para o Mundial Absoluto, em Newport, EUA, nos dias 7 a 15 de agosto.

As algarvias Beatriz Gago e Marta Fortunato estão a cumprir o ano de estreia na Classe 420. A dupla algarvia é campeã nacional Absoluto Feminino e Júnior Feminino, terminou o Europeu em Sesimbra a 5 pontos do pódio feminino (ver notícia) e conseguiu agora 15º lugar feminino no Mundial da Juventude. O melhor resultado das ‘meninas’ em Corpus Christi foi 7º na terceira regata do evento. Beatriz Gago e Marta Fortunato também vão estar no Mundial Absoluto, em Newport.

Comentários