pub

Classes 420 e 470 | Duas tripulações algarvias

Europeu Júnior Arranca em Sesimbra

Algarvias Beatriz Gago e Marta Fortunato estrearam-se este ano em 420. São Campeãs Nacionais Júnior e Absoluto Feminino. Vão competir na Frota Sub-17, no Europeu em Sesimbra (®DR)
pub

Começam esta tarde, sexta-feira 6 de julho, as regatas oficiais no Campeonato Europeu Júnior das Classes 420 e 470, em Sesimbra. O Algarve está representado por duas tripulações na Classe 420. Manuel Fortunato e Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos) vão competir na Frota Open e a dupla feminina Beatriz Gago / Marta Fortunato (Clube Internacional da Marina de Vilamoura / Clube de Vela de Lagos) vão estar em ação na Frota Sub-17.

O Clube Naval de Sesimbra é o anfitrião deste Europeu, que teve início terça-feira, com os primeiros três dias dedicados a medições, registos, cerimónia de abertura e treinos. A primeira regata oficial da fase de qualificação está prevista para hoje, a partir das 14:00. O campeonato irá decorrer até à próxima quarta-feira, dia 11 de julho.

Em Sesimbra, vão estar em prova 396 velejadores de 20 países. Cada barco 420, ou 470 é governado por uma tripulação composta por dois velejadores. Portugal vai ter em competição uma tripulação em 470 Feminino e outra em 470 Masculino, 14 em 420 Open e seis (6) em 420 Sub-17.

As duas duplas algarvias em prova concluíram a época desportiva nacional apuradas para todas as provas internacionais na Classe 420: Europeu Júnior (Sesimbra, 3 a 11 julho), Mundial da Juventude (Texas, EUA, 14 a 21 julho) e Mundial Absoluto (Newport, EUA, 7 a 15 agosto). As duas tripulações do Algarve vão ser os únicos representantes de Portugal no Mundial da Juventude, no Texas, EUA.

Algarvios Frederico Baptista e Manuel Fortunato repetiram o apuramento pleno, mas este ano vão estar entre os graúdos na Frota Open (®DR)

Manuel Fortunato e Frederico Baptista, a concluir o seu segundo ano na Classe 420, terminaram a época desportiva nacional de apuramento no 2º lugar do ‘ranking’ nacional masculino e líderes destacados no ‘ranking’ geral júnior. Os algarvios repetem o pleno apuramento alcançado na época de estreia, o ano passado, mas vão agora competir na Frota Open. Os dois velejadores têm bom palmarés na Classe Optimist: Manuel foi Campeão de Portugal Infantis em 2012 e Frederico Campeão de Portugal Iniciados e Campeão de Portugal por Equipas em 2015.

Beatriz Gago e Marta Fortunato estrearam-se este ano na Classe 420 e terminaram a época Campeãs Nacionais nas subcategorias Absoluto Feminino e Júnior Feminino e apuradas para todas as provas internacionais. Por ser o primeiro ano na Classe e não terem mais de 16 anos de idade, as algarvias vão competir em Sub-17 no Europeu Júnior, Mundial da Juventude e Mundial Absoluto.

Em Optimist, Beatriz Gago teve uma carreira brilhante: Tricampeã de Portugal Juvenis Feminino (2015, 2016, 2017), Bicampeã de Portugal Infantis Feminino (2012 e 2013) e 4º lugar feminino no Mundial de 2017, ano em que se despediu da Classe por excesso de idade.

 

Comentários