Sábado, 7 de julho, 15:00

Protesto nas Praias de Portugal contra o Petróleo

Desta vez, todos juntos em cordões humanos em todas as praias de Portugal Continental e partilhar imagens com o hashtag #PetróleoÉMáOnda (®PauloMarcelino/arquivo)

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) convocou para sábado, 7 de julho, às 15:00 uma ação de protesto em toda a costa balnear portuguesa continental contra o furo de Aljezur e a exploração de combustíveis fósseis em Portugal. A convocatória apela a todos os surfistas, bodyboarders e nadadores para que formem cordões humanos nas suas praias, com cruzes negras pintadas nas faces e sob o lema #PetróleoÉMáOnda.

A ação de protesto foi convocada “para reclamar o espaço do mar como espaço público de todos e contestar a prospecção de hidrocarbonetos promovida pelo Estado português que avança em contrasenso e sem estudos ambientais, contra a opinião dos seus habitantes”, justifica a PALP.

A PALP convida todos aqueles que querem defender o mar a criar o seu grupo de solidariedade na sua praia e aparecer dia 7 do 7 às 15h com uma cruz preta pintada na cara e a publicar documentação desta acção nos ‘social media’ com o ‘hashtag’ #PetróleoÉMáOnda.

No Algarve estão já confirmadas mobilizações nas seguintes praias:

Aljezur – Praia de Monte Clérigo
Almograve
Albufeira – Praia dos Pescadores
Foz do Arelho
Odeceixe
Lagos – Inicio da Meia Praia
Praia de Faro – Centro Nautico
Praia Aberta Nova
Tavira – Cabanas, junto ao kitesurf
Sagres – Praia do Tonel

Comentários