pub

Rip Curl GromSearch 2018 | Etapa 1

João Mendonça e Constância Simões Vencem na Caparica

Algarvio João Mendonça 'varreu' em Sub-14 e foi finalista em Sub-16 (®ASCC)
pub

João Mendonça (Associação de Surf da Costa de Caparica) e Constância Simões (Portimão Surf Clube) venceram as categorias Sub-14 Masculino e Sub-12 Feminino na 1ª Etapa do Rip Curl GromSearch 2018, disputada na Praia do Tarquínio, Caparica, nos dias 9 e 10 de junho. Os dois algarvios conseguiram ainda ser finalistas em Sub-16 Masculino e Sub-14 Feminino e, juntamente com Concha Balsemão (PortimãoSC), 2ª classificada em Sub-16 Feminino, partem em vantagem para as restantes duas etapas portuguesas que vão apurar os representantes nacionais na final mundial.

O Rip Curl GromSearch é um circuito de procura de novos talentos iniciado em 1999, na Austrália. É reservado a atletas nas categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16, masculino e feminino. Já competiram neste circuito grandes nomes do surf mundial, como Gabriel Medina, Kolohe Andino, Filipe Toledo, Jordy Smith, Tyler Wright, Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons. O GromSearch funciona em mini-circuitos nacionais, nos quais os vencedores em cada categoria avançam para a final mundial, cujo local ainda está este ano por confirmar.

Algarvia Constância Simões fez 1º lugar Sub-12 Feminino e 2º lugar Sub-14 Feminino, ambas as categorias com finais diretas (®ASCC)

Em Portugal, o Rip Curl GromSearch 2018 terá três etapas. Depois da Caparica, o circuito fará escala em Peniche (29 e 30 de setembro) e depois no Porto (13 e 14 de outubro). A prova deste fim de semana na Caparica teve quase 130 atletas inscritos, o que foi em si um desafio para a organização, a cargo da Associação de Surf da Costa de Caparica, que realizou 46 ‘heats’ em palanque duplo no primeiro dia. O algarvio João Mendonça fez o melhor ‘score’ desse dia, 14,15 pontos em 20 possíveis. O teste da organização foi superado com sucesso e as condições do mar foram boas para a prova.

O algarvio João Mendonça já foi finalista mundial num outro circuito de procura de jovens talentos (ver notícia). O surfista da Arrifana, Aljezur, também já foi campeão nacional Sub-12 (ver notícia) e este ano conseguiu o seu segundo título regional na Grande Lisboa (ver notícia). João Mendonça é uma das grandes promessas do surf nacional e confirmou os seus créditos no GromSearch na Caparica. O algarvio venceu todas as baterias que disputou na categoria Sub-14 e chegou à final na categoria-rainha Sub-16.

Na categoria Sub-14 Masculino, o segundo melhor resultado algarvio foi alcançado por Julian Seyffert (Albufeira Surf Clube), eliminado em 3º nos quartos-de-final. Nesta mesma categoria, os algarvios Martim Brandão (AlbufeiraSC), Tomás Nunes (AlbufeiraSC), Henrique Gomes (Clube Naval de Portimão) e Nuno Pinto (CNPortimão) perderam em 3º nos oitavos-de-final. Louis Escudeiro (PortimãoSC) foi eliminado na Ronda 1.

Algarvio Martim Brandão fez 5º lugar em Sub-12 Masculino (®ASCC)

Na categoria Sub-16 Masculino, o grande vencedor foi Afonso Antunes, da Ericeira. Os melhores resultados algarvios foram alcançados por João Mendonça (ASCCaparica) e Diogo Pereira (Iate Clube Marina de Portimão), respetivamente, 4º e 7º classificados. Os algarvios Leon Schneider (PortimãoSC), Bruno Marçal (CNPortimão) e Henrique Gomes (CNPortimão) também competiram nesta categoria e ‘perderam de primeira’, logo na Ronda 1.

Matias Canhoto, de Peniche, venceu na categoria Sub-12 Masculino. O melhor algarvio foi Martim Brandão (AlbufeiraSC), que terminou em 5º, eliminado em 3º nas meias-finais depois de ter vencido as suas baterias nos oitavos e quartos-de-final. Os algarvios Louis Escudeiro e Olly Heukels, ambos do Portimão Surf Clube, perderam ‘de primeira’, nos oitavos-de-final.

Algarvia Concha Balsemão, de ‘lycra’ rosa, no 2º lugar do pódio Sub-16 Feminino (®ASCC)

Constância Simões (PortimãoSC) foi a grande vencedora da final direta Sub-12 Feminino, disputada por três atletas. A surfista de Portimão disputou também a final direta Sub-14 Feminino e terminou em 2º lugar, entre quatro atletas.

Na categoria Sub-16 Feminino, com 16 surfistas em prova, Concha Balsemão (PortimãoSC) conseguiu chegar à final. A surfista da Carrapateira, Aljezur, terminou em 2º lugar, repetindo o resultado que fez na mesma etapa em 2017. A vencedora foi Carolina Santos, de Peniche. Nesta mesma categoria, Constância Simões ‘perdeu de primeira’, eliminada em 4º na sua bateria da Ronda 1.

Comentários