pub

Campeonato Nacional | Guilherme Ribeiro brilhou em casa

Portimão Capital da Vela Adaptada

Guilherme Ribeiro, de Portimao, sagrou-se vice-campeão nacional em 303 individual e fez parte da tripulação local vice-campeã nacional em 303 duplo (@SoniaAgraAmorim/ENVA)
pub

Portimão foi durante três dias a capital portuguesa da Vela Adaptada. A cidade algarvia recebeu o Campeonato Nacional da Classe Hansa 2018, disputado na Foz do Arade, nos dias 1 a 3 de junho. A organização Vela Solidária esteve bem na mistura perfeita entre eficiência desportiva e bom ambiente de convívio e o atleta da casa Guilherme Ribeiro destacou-se, ao sagrar-se vice-campeão nacional em 303 individual e também em 303 duplo com Luís Ramalho.

O campeonato foi disputado nas categorias 2.3 e 303 individual e 303 duplo, num total de 27 regatas, com vento moderado a forte nos dois primeiros dias e mais suave no último. Pedro Reis & Ana Bento (Clube Naval de Cascais) lideraram sempre a sagraram-se Campeões Nacionais em 303 duplo.

A dupla cascalense foi sempre perseguida pela dupla portimonense Guilherme Ribeiro & Luís Ramalho (Iate Clube Marina de Portimão / Vela Solidária), que terminou vice-campeã nacional. As duas tripulações têm dominado – nas mesmas posições – a época de apuramento nacional em 303 duplo.

Tripulação algarvia Luís Ramalho & Guilherme Ribeiro sagrou-se vice-campeã nacional em 303 duplo (®VelaSolidaria)

A competição foi mais renhida nas categorias individuais, nas quais o título só ficou decidido na última regata. André Bento (ENVA – Escola Nacional de Vela Adaptada) em 2.3 e Gonçalo Ribau (Sporting Clube de Aveiro) em 303 individual conquistaram título nacional nas respetivas categorias.

O algarvio Guilherme Ribeiro (ICMPortimão/VSolidária) lutou até ao fim pela título nacional em 303 individual. O título só ficou decidido na última bóia rondada. O velejador portimonense terminou vice-campeão nacional.

A APCA – Associação Portuguesa da Classe Access – era o nome da anterior classe de vela adaptada, que passou de Access para Hansa – elogiou a organização do Campeonato Nacional em Portimão, a cargo da Vela Solidária.“Ficou pois a certeza de que, o Campeonato Europeu da classe que terá lugar também em Portimão, organizado e liderado por esta mesma equipa, sendo uma das provas mais importantes de Vela realizadas em Portugal, será um enorme sucesso”, concluiu a associação.

Pódios Finais Campeonato Nacional Hansa 2018 | Portimão

2.3

  1. André Bento (ENVA)
  2. Rui Dawling (CNHorta)
  3. Daniel Cunha (CNCascais)

303 individual

  1. Gonçalo Ribau (SCAveiro)
  2. Guilherme Ribeiro (ICMPortimão)
  3. Luís Martins (CNPovoense)

303 duplo

  1. Pedro Reis & Ana Bento (CNCascais)
  2. Guilherme Ribeiro & Luís Ramalho (ICMPortimão)
  3. Mihail Botnari & Domingos Cadgembe (CNCascais)

Comentários