pub

3ª Etapa Liga MEO Surf 2018 | Allianz Figueira Pro

Armada Algarvia em Força no Cabedelo

Algarvio Marlon Lipke venceu a etapa anterior, no Porto, e quer prolongar o bom momento na Figueira da Foz (®PedroMestre/ANSurfistas)
pub

O Allianz Figueira Pro, terceira de cinco etapas da Liga MEO Surf 2018, principal competição do surf nacional, tem o arranque marcado na Praia do Cabedelo para as 8h00 de sexta-feira 1 de junho, dia da criança. Marlon Lipke vem de uma vitória na etapa do Porto e quer “prolongar o bom momento” que atravessa. O surfista algarvio lidera uma armada algarvia composta por 12 atletas representantes de quatro clubes da região do Algarve.

Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) também está num bom momento e vai querer manter a onda de bons resultados alcançados este ano na Liga MEO Surf: 3ª no Porto; 2ª na Ericeira. Yolanda vai estar com a surfista da Carrapateira Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) no quadro feminino.

Os destaques na armada algarvia vão para o regresso de Francisco Canelas (Portimão Surf Clube) e para a entrada direta no quadro principal do jovem ‘grom’ Tomás Nunes (Albufeira Surf Clube), que fez a sua estreia na liga este ano (ver notícia). O sorteio não foi favorável ao ‘grom’ de Albufeira, que vai estar numa bateria com mais dois algarvios: Francisco Canelas e ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão).

Sorteio Algarvio | Ronda 1

Masculino

H1: Marlon Lipke (AlgarveSC) / Martim Van Zeller (ESC) / Ivo Cação (ASFF)

H4: Eduardo Fernandes (AlgarveSC) / Afonso Candeias (CRCQL) / Elohe Alvarez (CSP)

H6: Tomás Fernandes (ESC) / Ivan Bailote (AlbufeiraSC) / João Galeão (ESC) / Nilton Freitas (CNS)

H7: Salvador Couto (AON) / Martim Magalhães (CNPortimão) / Tomás Nunes (AlbufeiraSC) Francisco Canelas (PortimãoSC)

H9: Vasco Ribeiro (CSC) / Pedro Boorman (CRCQL) / Miguel Marinho (AlbufeiraSC)

H11: Filipe Jervis (GDSC) / Vasco Cordeiro (ESC) / Francisco Duarte (CNPortimão)

H14: João Kopke (GDSC) / Paulo Almeida (PortimãoSC) / José Champalimaud (GDSC) / Fernando Costa (ASFF)

H16: Pedro Henrique (AlgarveSC) / Francisco Santos (ASSC) / Gabriel Ribeiro (ESC)

Feminino

H2: Yolanda Hopkins (CNPortimão) / Mariana Rocha Assis (CRCQL) / Marta Madeira (CRCQL)

H4: Camilla Kemp (CRCQL) / Concha Balsemão (PortimãoSC) / Matilde Passarinho (ASCC)

Nota: Matilde Passarinho é algarvia (ver notícia), mas vive há muitos anos na região de Lisboa e representa um clube da sua zona de residência.

Heat Draw Masculino completo

Heat Draw Feminino completo

Dia da Criança na Agenda

Porque os mais novos estão no centro das atenções, é também neste dia que entrarão na competição principal os escolhidos para nova edição do Moche Groms Cup, um troféu lateral por iniciativa da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas, que, na Figueira da Foz, contará com a presença de Beatriz Carvalho, João Vidal, Santiago Graça, Francisca Veselko, Matias Canhoto, Salvador Costa, Francisco Ordonhas, Miguel Pedrosa, Nilton Freitas, Francisco Queimado, Afonso Candeias e Afonso Antunes.

Santiago Graça, 12 anos

“O Moche Grom Cups tem um impacto fabuloso na nossa carreira, porque permite-nos competir num palco excecional e de primeira linha, como é a Liga MEO Surf. É uma experiência única e que nos moraliza muito. A entrada na Liga MEO também acaba por ser benéfica. É quase como fazer a primeira parte de um concerto de rock de uma banda muito importante”.

Os destaques para este primeiro dia de competição centram-se nestes jovens surfistas, tanto no quadro masculino como no quadro feminino.

Destaques do quadro de competição masculino:
Bateria 3 – Trials: Salvador Costa x Tomás Agra Amorim x Matias Canhoto x Miguel Pedrosa
Bateria 5 – Round 1: João Guedes x Tomás Ribeiro x Santiago Graça x (trialista)
Bateria 6 – Round 1: Tomás Fernandes x Ivan Bailote x João Galeão x Nilton Freitas

Destaques do quadro de competição feminino:
Bateria 1 – Round 1: Mariana Garcia x Camila Costa x Beatriz Carvalho x Rita Vasconcelos
Bateria 6 – Round 1: Francisca Veselko x Carolina Santos x Laura Roxo x Isabela Mendes

Dentro do lote dos jovens surfistas, releve-se a presença na competição principal e no Moche Groms Cup do madeirense Nilton Freitas, primeiro surfista da região autónoma da Madeira a vencer uma competição em Portugal continental e do jovem local figueirense Miguel Pedrosa, entre outras grandes esperanças do surf português, como Matias Canhoto e Francisco Queimado, ambos campeões regionais da zona centro em sub-14 e sub-12, respetivamente.

Ao nível de talento local da Figueira da Foz, acrescem ainda os mais velhos Rita Vasconcelos e Fernando Costa, enquanto wildcards do Allianz Figueira Pro.

Declarações Pedro Monteiro – Director de Prova da Liga MEO Surf

“Temos uma boa ondulação a entrar na quinta-feira e que vai durar até sexta-feira, deixando boas perspetivas para o arranque da prova. No sábado o mar desce embora uma nova ondulação esteja prevista a partir de domingo. A ideia é arrancar em força na sexta-feira!”

Já sendo conhecido o quadro de competição, também é o momento de fazer os ajustes finais das equipas no Rip Curl Fantasy Surfer (fantasy.ansurfistas.com), que nesta etapa oferece um fato E-Bomb 3.2 da Rip Curl para o vencedor e um chapéu da Polen Surfboards para o segundo lugar.

Declarações de Marlon Lipke, vencedor da 2ª etapa da Liga MEO Surf 2018:

“Estou muito feliz por voltar a competir na Figueira da Foz porque adoro surfar nas ondas do Cabedelo. O meu objetivo também passa por dar sequência ao triunfo alcançado na última etapa, no Porto, de forma a poder prolongar este bom momento que atravesso”.

Declarações de Teresa Bonvalot, vencedora da 2ª etapa da Liga MEO Surf 2018:

“A etapa da Figueira foi uma excelente adição ao circuito, pois tem ondas de qualidade. Espero repetir a minha performance do ano passado com uma vitória.”

A agenda para os três dias do Allianz Figueira Pro é a seguinte:

1º dia – Sexta-feira, 1 de junho
08h00 – Call primeiro dia de competição
09h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days, Lixo Zero Portugal e com escolas do concelho da Figueira da Foz
14h00 – Fundação PT: Banner na praia com resíduos plástico com a mensagem “Menos Plástico Por Favor”
15h00 – Câmara Municipal da Figueira da Foz: Apresentação pública do projeto de Iluminação na Praia do Cabedelo nos Paços do Concelho (aberto ao público)
18h30 – Kike Surf Coach: sessão teórica de workshop de treinadores

2º dia – Sábado, 2 de junho
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
08h00 – Kike Surf Coach: início de sessão prática de workshop de treinadores
10h30 – Fundação PT: início de limpezas de praia com Plastic Sun Days com o movimento Não Lixes destinada a voluntários
15h00 – Moche: meias-finais do Moche Groms Cup (por confirmar)
16h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)

3º dia – Domingo, 3 de junho
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
07h30 – Kike Surf Coach: início de sessão prática de workshop de treinadores
14h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Moche: Final Moche Groms Cup (por confirmar)
15h00 – Finais do Renault Porto Pro (por confirmar)
16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro (por confirmar)

O leque completo de sub-troféus em inclui a Allianz Triple Crown, que vai ter na Figueira a segunda de três paragens, a disputa pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela melhor onda na Somersby Onda do Outro Mundo e o já referido Moche Groms Cup (cada um com 2.500€/anuais). Por fim, o prémio Figueira da Foz Best Surfer, iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz, irá distinguir os melhores surfistas locais na etapa (masculino e feminino) com 1.500 euros. A premiação global da Liga MEO Surf 2018 é de 90.000€.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Fonte: Nota de Imprensa Associação Nacional de Surfistas, a partir do subtítulo ‘Dia da Criança na Agenda’

Liga MEO Surf 2018:

2ª Etapa | Porto | Maio

1ª Etapa | Ericeira | Abril

 

Comentários