pub

Manuel Fortunato/Frederico Baptista e Beatriz Gago/Marta Fortunato

Algarvios Fecham Época de 420 com ‘Chave de Ouro’

Manuel Fortunato & Frederico Baptista venceram destacados o 'ranking' nacional júnior e terminaram a época em 2º no 'ranking' nacional absoluto (®LuisFraguas/CNSesimbra)
pub

Está concluída a época desportiva de apuramento nacional na Classe 420 de Vela Ligeira. As tripulações algarvias Manuel Fortunato & Frederico Baptista e Beatriz Gago & Marta Fortunato encerraram a temporada nacional apuradas para todas as provas internacionais em jogo. As duas duplas já estavam apuradas para o Mundial da Juventude e consumaram agora, na 4ª Prova de Apuramento Nacional da Classe, em Sesimbra, o apuramento para o Europeu Júnior e Mundial Absoluto.

A PAN anterior (3ª), em Leça da Palmeira, no início de maio tinha fechado o apuramento para o Mundial da Juventude organizado pela federação internacional World Sailing, no Texas, EUA. Estavam em jogo duas vagas portuguesas, uma por género. As vagas foram conquistadas por Manuel Fortunato & Frederico Baptista (Clube de Vela de Lagos) e por Beatriz Gago & Marta Fortunato (Clube Internacional da Marina de Vilamoura / CVLagos), vencedores dos rankings nacionais juniores de apuramento, masculino e feminino (ver notícia).

A IV PAN 420 foi disputada em Sesimbra, no fim de semana 19 e 20 de maio, organizada por Clube Naval de Sesimbra, com os apoios Associação Portuguesa da Classe 420 e Federação Portuguesa de Vela. A PAN de Sesimbra fechou os ‘rankings’ globais da época nacional, que definem o apuramento para o Campeonato Europeu Júnior (3 a 11 julho, Sesimbra) e para o Campeonato do Mundo Absoluto (7 a 15 agosto, Newport, EUA).

Manuel Fortunato & Frederico Baptista venceram o ‘ranking’ geral júnior, com uma margem de mais de 40 pontos sobre os adversários mais próximos; e Beatriz Gago & Marta Fortunato foram as primeiras Júnior Feminino, em 7º no ‘ranking’ geral júnior. Estas posições no ‘ranking’ final júnior garantiram às duas tripulações algarvias o apuramento para o Campeonato Europeu Júnior, que vai ser disputado em Sesimbra.

Além dos resultados juniores, Manuel Fortunato & Frederico Baptista terminaram a época no 2º lugar do ‘ranking’ nacional masculino e garantiram com essa posição o apuramento para o Campeonato do Mundo em Newport, EUA.

Beatriz Gago & Marta Fortunato, em época de estreia em 420, venceram o ‘ranking’ nacional feminino e o ‘ranking’ nacional júnior feminino (®LuisFraguas/CNSesimbra)

Beatriz Gago & Marta Fortunato venceram o ‘ranking’ nacional feminino e por isso apuraram-se também para o Mundial em Newport. A dupla feminina algarvia está a concluir a sua primeira época em 420 e devido à idade das atletas apurou-se também em Sub-17, sendo essa a categoria em que irá competir no Mundial em Newport.

Na PAN em Sesimbra foram disputadas 3 regatas, todas sábado, 19 de maio. Manuel Fortunato & Frederico Baptista concluíram a prova em 3º geral e masculino; Beatriz Gago & Marta Fortunato  terminaram em 15º geral, 2º feminino, numa frota com 35 tripulações inscritas.

Sesimbra não foi a melhor prova das duas duplas algarvias, mas não comprometeu os resultados finais no ‘ranking’ e os apuramentos que estavam em jogo. Em termos de Ranking Nacional Absoluto, Manuel Fortunato & Frederico Baptista terminam a sua segunda época na Classe em 2º lugar nacional e Beatriz Gago & Marta Fortunato terminam a sua temporada de estreia em 10º.

As duas tripulações algarvias são treinadas por Ingrid Braga Fortunato, mãe de Manuel e de Marta Fortunato. “Estiveram muito bem durante esta época. Ambas as equipas venceram a tripulações com mais experiência nacional e internacional (…) e agora vão ter um verão atarefadíssimo”, comentou a treinadora, ao Swell-Algarve.

Comentários